O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

Número de respostas: 32

O aluno como protagonista da própria fala

O trabalho com os gêneros orais no novo ensino médio

Autoria:

  • Pedro Henrique Martins Basilio

Palavras-chave:

Novo Ensino médio, Argumentação, Gêneros Orais, Linguagens

Resumo

Este artigo visa contribuir com as discussões que vem ocorrendo a respeito das mudanças no Novo Ensino Médio, analisando como os livros didáticos trabalham com o ensino de argumentação. Diante disso, escolhemos analisar uma atividade presente no livro No mundo dos afetos da coleção Multiversos. Objetivo é verificar como é proposto o trabalho argumentativo a partir dos gêneros orais.

Coordenação de Mesa

  • Jennifer da Silva Gramiani Celeste
  • Mateus Emerson de Souza Miranca
  • João Francisco da Silva Netto
  • Jussara de Paula da Silva Moura

PDF: leia aqui o texto completo

120 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por Jennifer da Silva Gramiani Celeste -
Olá a todos!

Gostaria de dar as boas-vindas a mais uma edição do UEaDSL. Tenho certeza que teremos a oportunidade de apreender e compartilhar muitos conhecimentos durante a realização deste evento!

Esta mesa refere-se à comunicação intitulada "O aluno como protagonista da própria fala: o trabalho com os gêneros orais no novo Ensino Médio", da autoria de Pedro Henrique Martins Basílio. Antecipadamente, parabenizo o autor pelo impecável trabalho de pesquisa.

Inicialmente, oferto-lhes uma questão: o quão importante se constitui o trabalho com gêneros orais na escola, sobretudo no cenário contemporâneo?

Estimo a todos um ótimo evento!

Abraços,

Jennifer.

98 palavras

Em resposta à Jennifer da Silva Gramiani Celeste

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por Mariana Gato -
Achei essa pergunta interessante e também gostaria de entender melhor.

10 palavras

Em resposta à Jennifer da Silva Gramiani Celeste

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por Jennifer da Silva Gramiani Celeste -
Acompanhando as discussões...

Abraços,

Jennifer.

5 palavras

Em resposta à Jennifer da Silva Gramiani Celeste

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por Pedro Henrique Martins Basilio -
Olá, Jennifer. Agradeço pela participação.
Acredito que no dia a dia a modalidade oral é muito mais utilizada do que a escrita, mas o ensino com os gêneros orais possui pouco espaço na sala de aula em relação os gêneros escritos. Pensando nisso, o objetivo da minha pesquisa, e mais especificamente, do artigo apresentado no evento, é mostrar que o trabalho com a oralidade na sala deve ganhar mais espaço para que os alunos possam se apropriar dos diferentes modos de se comunicar na interação face a face. Esse tipo de ensino se faz muito necessário atualmente, pois, muitas vezes os alunos possuem dificuldades para modalizar os discursos levando em conta o interlocutor com que irão interagir. Com o ensino de diferentes gêneros orais é possível mostrar aos alunos novas formas de se comunicar.

134 palavras

Em resposta à Jennifer da Silva Gramiani Celeste

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por Jennifer da Silva Gramiani Celeste -
Adorei ter participado das discussões circunscritas a este artigo. Parabéns ao autor!

Espero que todos tenham tido um ótimo evento!

Abraços,

Jennifer.

22 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá,queridos participantes do UEADSL 2023.1!

Que honra está novamente em mais um evento!

Jennifer,Mateus e João uma honra estar na coordenação dessa mesa com vocês,onde conhecimentos se expandem.
Pedro Henrique,nosso autor,parabéns pelo trabalho e pela iniciativa da proposta.
Na sua opinião ,qual foi o principal desafio para elaboração da pesquisa?
Abraços.
52 palavras

53 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por Pedro Henrique Martins Basilio -
Olá, Jussara. Obrigado pela participação.
O principal desafio para a elaboração da minha pesquisa é a constante mudança no ensino. Como o meu foco é no Novo Ensino Médio, estou enfrentando dilemas com a implementação dessa nova modalidade. Além disso, as mudanças no governo, como por exemplo, o impasse na revogação do Novo Ensino Médio, tem apresentado diversas questões na pesquisa. Por esse motivo, a todo o momento preciso estar atento ao que vai acontecer, quais decisões serão tomadas, como essas decisões impactam o ensino e consequentemente o que preciso modificar na minha pesquisa.

94 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por João Francisco da Silva Netto -
Olá a todos!

Gostaria de dar as boas-vindas a edição do UEaDSL 2023.1. Tenho certeza que teremos a oportunidade de apreender e compartilhar muitos conhecimentos durante a realização deste evento!

Esta mesa refere-se à comunicação intitulada "O aluno como protagonista da própria fala: o trabalho com os gêneros orais no novo Ensino Médio", da autoria de Pedro Henrique Martins Basílio. Antecipadamente, parabenizo o autor pelo belíssimo trabalho de pesquisa.

Inicialmente, oferto-lhes uma questão: Qual a importância desse ciclo formativo na cosntituição de novos leitores?

Estimo a todos um grandioso evento!

90 palavras

Em resposta à João Francisco da Silva Netto

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por Pedro Henrique Martins Basilio -
Olá, João. Obrigado pela participação.
O trabalho com diferentes gêneros possibilita que os alunos aprendam a se comunicar de diferentes formas, e para que eles aprendam a respeito desses gêneros, mesmo os orais, primeiro precisaram fazer leituras. Então, se tomarmos como exemplo o trabalho com os poemas, primeiro os alunos precisaram fazer a leitura de diferentes poemas disponibilizados pelo professor ou escolhido por eles, para depois construir os próprios textos. Acredito que esse tipo de trabalho pode incentivar os alunos na leitura e constituir novos leitores.

86 palavras

Em resposta à Pedro Henrique Martins Basilio

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por João Francisco da Silva Netto -
Com certeza Pedro, possibilitar que os alunos compreendam o que falam e/ou escrevem é fundamental, temos uma geração tecnológica que precisa ser ensinada a utilizar com mais eficiência os espaços de produção oral e escrita para um protagonismo emergente.

39 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por Mariana Gato -
Olá, tudo bem? Me chamo Mariana Gato, aluna de Licenciatura em Letras Português na UFMG e aluna da disciplina de OF. DE LP:LEITURA E PRODUCAO DE TEXTOS - TOL2.

Achei a temática e discussões muito interessantes, pois é essencial reconhecermos a importância de empoderar os estudantes, encorajando-os a expressarem suas opiniões e participarem ativamente das atividades de argumentação. Além disso, o artigo contribui para a discussão sobre a diversidade de gêneros orais que podem ser trabalhados no contexto educacional. Acredito que poderiam aprofundar mais na discussão e na prática, pois será muito relevante.

93 palavras

Em resposta à Mariana Gato

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá,Mariana!
Excelente comentário. Muito obrigada.
Abraços.

6 palavras

Em resposta à Mariana Gato

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por Jennifer da Silva Gramiani Celeste -
É verdade, Mariana! O artigo realmente tem muito a contribuir para o entendimento acerca dessa temática!

Continuemos as discussões...

Abraços,

Jennifer.

21 palavras

Em resposta à Mariana Gato

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por Pedro Henrique Martins Basilio -
Olá, Mariana. Obrigado pela participação.
Concordo com o seu comentário e é justamente por acreditar que os alunos precisam ser encorajados a se posicionar e argumentar, que tenho desenvolvido essa pesquisa na área da argumentação e, mais especificamente, no trabalho com os gêneros orais. Defendo que é imprescindível que os professores trabalhem com seus alunos as especificidades da oralidade.

59 palavras

Em resposta à Mariana Gato

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por João Francisco da Silva Netto -
Sem dúvidas Mariana, acho importante a sua colocação, e gostaria de ressaltar apenas a importância da abordagem significativa dando a possibilidade de que o aluno seja protagônico de sua própria formação.
Mas nos conte, quais as suas experiências como a produção oral?

42 palavras

Em resposta à João Francisco da Silva Netto

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por Pedro Henrique Martins Basilio -
Olá, João. Boa questão.
Enquanto professor procuro desenvolver com os alunos o aprendizado com variados tipos de gêneros orais. Trabalhamos em sala com aqueles gêneros que geralmente são ensinados, como o gênero debate e o gênero seminário. E atualmente procuro ensinar a respeito de outros gêneros orais, como as narrativas de vida. Trabalho com esse gênero, pois é importante que os alunos tenham momentos para compartilhar seus sentimentos, além de desenvolver a capacidade de escuta da vivência do outro.

79 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por Camila Junqueira Barbosa -
Olá, meu nome é Camila e sou da turma TOL 2. Ótimo artigo e ótimo tema para ser debatido.

19 palavras

Em resposta à Camila Junqueira Barbosa

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá,Camila!
Obrigada pela contribuição.

4 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por Thais Cerqueira Faria -
Gostaria de parabenizar pelo trabalho ! Muito pertinente para quem é da área de letras e atua nesse segmento de ensino.
Poderia me indicar um livro sobre esse assunto?

29 palavras

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por Pedro Henrique Martins Basilio -
Olá, Thais. Obrigado pela participação.
Realmente é um tema muito importante para a área de letras, pois os professores sempre trabalham com gêneros textuais no ensino.
A respeito da indicação do livro, posso indicar sim. Na verdade, posso indicar vários.
Acerca dos gêneros orais: "Gêneros Orais e Escritos na Escola", dos autores Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz; "Oralidade na educação básica: o que saber, como ensinar", dos autores Robson Santos de Carvalho e Celso Ferrarezi Jr.; "Pedagogia do silenciamento: a escola brasileira e o ensino de língua materna", do autor Celso Ferrarezi Jr.
E de gêneros no geral indico o livro: "O gênero como ele é (e como não é)", do autor Benedito Gomes bezerra. Além, é claro, do "Gêneros do discurso", do autor Mikhail Bakhtin.

126 palavras

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por Jennifer da Silva Gramiani Celeste -
Um livro seria uma boa pedida, Thaís!

Abraços,

Jennifer.

9 palavras

Em resposta à Camila Junqueira Barbosa

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por Pedro Henrique Martins Basilio -
Olá, Camila. Obrigado pela participação.

5 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá!
Pedro Henrique conte um pouquinho se teve ou não dificuldade com a produção deste texto?
Abraços.

17 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por Pedro Henrique Martins Basilio -
Olá, Jussara. Obrigado pela participação.
Escrever é sempre complicado, não é?! No entanto, como se trata de uma pesquisa que já venho desenvolvendo há algum tempo, escrever a respeito do tema não foi muito difícil. A maior dificuldade que encontrei foi em relação ao espaço, precisei enxugar um pouco a pesquisa e escrever um pouco mais resumido do que de costume. Mas é sempre bom participar de diferentes formatos de eventos, pois vou aprendendo diferentes maneiras de escrever.

78 palavras

Em resposta à Pedro Henrique Martins Basilio

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Excelente comentário!
É importante trazermos esse debate para os tempos atuais.

11 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por Conceição Tassi de Oliveira Lopes -
Boa dia! Meu nome é Conceição Tassi de Oliveira Lopes, sou aluna da OF. DE LP:LEITURA E PRODUCAO DE TEXTOS - TOL2.
O artigo aborda a importância da argumentação no contexto do Novo Ensino Médio e analisa como os livros didáticos trabalham com o ensino de gêneros orais. O autor destaca que a competência de argumentação é fundamental para que os alunos possam formular, negociar e defender ideias de maneira ética, respeitando os direitos humanos e o meio ambiente.
O texto ressalta que a argumentação está presente em diferentes momentos da vida dos estudantes e que a escola desempenha um papel importante no desenvolvimento dessa competência. No Novo Ensino Médio, a argumentação ganha destaque, conforme estabelecido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no edital do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021.
O autor enfatiza a diferença entre argumentar e ensinar argumentação, indicando que o professor precisa selecionar conteúdos e estratégias para trabalhar com os alunos, visando desenvolver sua competência argumentativa. Por meio de atividades com gêneros orais, como a análise de um poema, os estudantes têm a oportunidade de expressar oralmente suas ideias, deixando de ser silenciados e se tornando protagonistas de sua própria fala.
De que forma o trabalho com gêneros orais no Novo Ensino Médio pode contribuir para o desenvolvimento da competência argumentativa dos alunos de forma interdisciplinar?

223 palavras

Em resposta à Conceição Tassi de Oliveira Lopes

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por João Francisco da Silva Netto -
Excelente contribuição Conceição, grato por sua participação. Mas acrescento ainda em sua fala, como podemos fazer com que práticas como essas sejam cotidianas nos espaços formativos, não apenas na escola?

30 palavras

Em resposta à João Francisco da Silva Netto

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por Pedro Henrique Martins Basilio -
João, agradeço novamente pela participação.
Sua pergunta é ótima para continuar a discussão proposta pela Conceição. Penso que essa é uma grande questão na minha pesquisa, pois, como analiso livros didáticos, acabo ficando preso ao seu ensino na sala de aula, e sempre me questiono como transpor esse ensino de dentro da escola para fora dela. Bom, acredito que o trabalho com os gêneros orais deve ser feito para que os alunos possam desenvolver a capacidade oral de propor argumentos, de sustentá-los e também de respeitar o ponto de vista do outro. Sendo assim, o professor deve sempre buscar trazer para o ensino, temas que estejam circulando na sociedade e, mais especificamente, na parte da sociedade em que seus alunos estejam inseridos, pois, assim, eles desenvolverão com seus alunos habilidades de comunicação oral e permitirão que eles se aprofundem em temas que podem ser discutidos dentro e fora do ambiente escolar.

151 palavras

Em resposta à Conceição Tassi de Oliveira Lopes

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por Pedro Henrique Martins Basilio -
Olá, Conceição. Obrigado pela participação. Agradeço pela leitura atenta do texto!!
Sua pergunta é excelente! Bem, como a implementação do Novo Ensino Médio é possível perceber que as disciplinas possuem um maior nível de interdisciplinaridade. Temos como exemplo a área de Linguagens e suas tecnologias, que abrange as disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês, Artes e Educação Física. Nesse caso, o trabalho com os gêneros orais é imprescindível para que os alunos sejam capazes de se mobilizar entre essas disciplinas, pois a todo o momento eles estarão em interação a respeito de diversos temas. Sendo assim, acredito que o professor deve trazer para os estudos na sala conteúdos que abarquem os estudos das outras disciplinas. Então, em uma aula em que o professor estiver trabalhando com o gênero debate, o tema poderia ser “Como as artes podem ajudar na luta contra o racismo?”. É claro que esse trabalho não deve abarcar apenas as disciplinas correlatas, mas também aquelas que estão um pouco mais distantes. Digo isso porque nessa nova modalidade do ensino os alunos podem escolher as áreas que querem estudar, por esse motivo, algumas disciplinas ficarão fora do currículo dos alunos. Sendo assim, ao propor um trabalho com a área das Ciências da natureza, por exemplo, o professor pode pedir um seminário de divulgação científica, em que, os alunos deverão fazer uma apresentação a respeito de algum descobrimento científico. Assim, acredito que os gêneros orais podem criar uma interdisciplinaridade entre as disciplinas.

242 palavras

Em resposta à Pedro Henrique Martins Basilio

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por Jennifer da Silva Gramiani Celeste -
Parabéns pelas colocações tão precisas, Pedro Henrique!

Abraços,

Jennifer.

9 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá!
Excelentes contribuições!
Chegamos no final de mas um UEADSL 2023.1 !
Um evento científico não acontece por esforço, empenho e trabalho de apenas uma pessoa ou de um grupo, mas por um envolvimento maior e, desta forma, começamos agradecendo a cada um(a) dos(as) participantes que contribuíram para o sucesso.
Agradecemos A TODA EQUIPE, que dedicada, trabalhou com afinco manhãs, tardes e noites, antes e durante o congresso.
Que nossa união possa se repetir em outras oportunidades.
Abraços,Jussara.

78 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA FALA: O TRABALHO COM OS GÊNEROS ORAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO - autoria: Pedro Henrique Martins Basilio

por Pedro Henrique Martins Basilio -
Olá, Jussara. Agradeço a você e aos demais integrantes da mesa pela coordenação do fórum.
E obrigado a todos os participantes pelos comentários.

23 palavras