Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

Número de respostas: 55

Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico

Autoria:

  • Barbhara Nassif
  • Alex Marcolino

Palavras-chave:

jogos, aprendizado, educação, minecraft, videogames

Resumo

O presente trabalho busca fazer uma revisão da literatura acerca da influência do videogame no aprendizado e como ele pode ser relacionado no processo de educação. Além disso, pontua-se os estudos sobre o jogo de 2009 da Mojang Studios, Minecraft.

Coordenação de Mesa

  • Angelo Neto

PDF: leia aqui o texto completo

74 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Wayna Cruz -
Boa tarde, autores!! Achei um tema muito interessante e uma abordagem bem aplicada de vocês!

Entendi que o objetivo de vocês foi demonstrar como a utilização de jogos podem possibilitar o desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças, melhorias nas habilidades cognitivas, porém como a incorporação do Minecraft no processo pedagógico pode estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais, e de que maneira essa abordagem pode representar uma evolução significativa no campo da educação, em relação a sua aplicação principalmente no ensino público?

Amei o trabalho de vocês!

88 palavras

Em resposta à Wayna Cruz

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Bárbhara Nassif -
Wayna, boa noite!

Primeiro, acredito que a interface iterativa e o modo multi jogador do jogo influem positivamente para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais, visto que que promovem diretamente a socialização dos usuários e o entendimento das ferramentas do jogo de maneira lúdica.
Agora, quanto ao acesso a jogos como Minecraft, atualmente este é facilitado pela ampla utilização de smartphones, que possuem plataformas capazes de executar o jogo. Dessa forma, apesar de sugerir que a obtenção desses aparelhos seja possível, é necessário fazer um estudo mais aprofundado levando em consideração o acesso dos estudantes à essas plataformas.

99 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Isabela Mendonça -
Muito interessante o tema do grupo! A metodologia de envolver jogos na educação é uma forma de envolver os alunos de maneira mais interativa com as aulas. Com o crescimento da produção de jogos e disseminação da tecnologia, esse método tem cada vez mais potencial de ser aplicado nas escolas, não somente com o Minecraft mas também com outros jogos.

60 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Luma Martins -
Gostaria de primeiro parabenizá-los pelo trabalho! Realmente trazer jogos para as interações no processo de aprendizagem, pode ser um facilitador na didática educacional. Gostaria de saber, como funcionou esse processo de escolha do jogo Minecraft para o artigo?

38 palavras

Em resposta à Luma Martins

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Bárbhara Nassif -
Olá, Luma! Obrigada! 

O processo de escolha do jogo Minecraft se deu a partir da sua aplicação no meio educacional através da plataforma Minecraft Edu, que embasa o tema principal do artigo: jogos na educação. Além disso, é um jogo de conhecimento dos autores!

44 palavras

Tags:
Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Amanda Desirée Santos Lopes -
Parabéns, autores! E um tema muito interessante e a forma como vocês aplicaram foi excelente.

15 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Vinicius Ferreira -
Boa tarde aos autores! Ótimo tema! A busca por abordagens lúdicas para tratar de temas educacionais é uma alternativa bastante interessante. Vocês acreditam que essa abordagem se aplica apenas a estudantes em estágios iniciais de desenvolvimento, ou também pode ser eficaz para alunos mais avançados, como aqueles do ensino médio?

50 palavras

Em resposta à Vinicius Ferreira

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Alex Marcolino -

Ei, Vinícius!

Imagino que esta abordagem também se aplica a outros níveis educacionais, sim. Não estou embasado em alguma pesquisa ou artigo em minha fala, mas os videogames costumam ser extremamente atrativos à crianças em geral, não é mesmo? Também, creio que aplicarmos os conceitos iniciais da educação seja uma tarefa mais simples devido ao desenvolvimento atual do design de games voltado a esta área em específico.

Como dito no artigo, o raciocínio lógico se desenvolve bastante quando jogamos, e todos podemos nos beneficiar desse fator!

Outros jogos também podem ter o fator educacional em segundo plano, como os games de época, o que facilita bastante. Também, Forza Horizon, por exemplo, me fez ter um entendimento muito grande dos conceitos dos componentes dos carros e seus impactos quando fiz a matéria de Introdução à Tecnologia Automotiva, na faculdade (e o game nem tem esse objetivo educacional principal!).

147 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Matheus Costanti -
Parabéns pelo trabalho, realmente Minecraft é um jogo com um potencial pedagógico gigantesco, além disso auxilia no desenvolvimento de ações motoras finas, do uso de computadores e estimula a criatividade dos usuários.

32 palavras

Em resposta à Matheus Costanti

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Alex Marcolino -
Valeu, Matheus!

2 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Gabriel Vilhena Menetryer -

Boa tarde! Achei muito interessante o trabalho de vocês e, complementando, minha professora de geografia já utilizou exatamente o Minecraft como plataforma de visualização de diferentes biomas no mundo, impactando na educação assim como vocês retrataram no artigo. Mas, fica um questionamento: como seria feito a implementação desse recurso em escolas que enfrentam dificuldades com a verba? Dado que o Minecraft, por exemplo, citado por vocês, é um jogo pago e, assim como outros aplicativos, necessita de um computador que o rode, o que pode se tornar inviável para muitas escolas, principalmente as públicas.

94 palavras

Em resposta à Gabriel Vilhena Menetryer

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Alex Marcolino -
Ei, Gabriel!

Realmente, as dificuldades impostas pela questão financeira impõem muitas barreiras sobre esta questão toda. Temos como alternativa Roblox, que por sua versatilidade tem atraído muito as crianças e é um jogo gratuito. com relação aos computadores, infelizmente dependemos da iniciativa pública, o que pode levar décadas para a popularização da tecnologia em ambiente escolar.

Abraço!

57 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Ângelo Pereira da Fonseca Neto -
Olá, queridos alunos, Alex e Barbhara. O texto de vocês ficou muito bem escrito, além de muito bem organizado. Vocês estão de parabéns! Acompanhei desde o início o trabalho de vocês, e é muito gratificante perceber como vocês progrediram na escrita.

41 palavras

Em resposta à Ângelo Pereira da Fonseca Neto

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Alex Marcolino -
Valeu demais pelo apoio, Angelo!

5 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Guilherme Francisco -
Parabéns pelo artigo! A abordagem sobre a influência dos videogames, em particular o Minecraft, no aprendizado é muito relevante. Interessante notar como o jogo foi adotado por professores durante a pandemia em 2020, destacando seu potencial no contexto educacional contemporâneo.

40 palavras

Em resposta à Guilherme Francisco

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Mariana Paz -
Ótima análise, Guilherme! É intrigante como os videogames podem contribuir para o desenvolvimento das habilidades cognitivas.

16 palavras

Em resposta à Guilherme Francisco

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Alex Marcolino -
Ei, Guilherme!

Concordo muito! Um game de 2011 com influência tão atual!

Abraço!

13 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Gabriel Henrique de Paula Ferreira -
Ótimo trabalho! Os videogames estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. É de extrema importância analisar os impactos. Texto muito bem escrito!

26 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Mariana Paz -
Parabéns pelo excelente trabalho, é evidente como o avanço tecnológico contribui significativamente para a educação. A utilização de videogames como recurso didático é particularmente interessante, não apenas pela promoção de habilidades cognitivas, mas também pelo estímulo a criatividade e trabalho em equipe. Os autores consideram os benefícios desse recurso para pessoas neurodivergentes?

52 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Layenne Cristina -
Como o uso do jogo Minecraft tem impactado o processo pedagógico na educação, e de que maneira essa ferramenta específica de videogame contribui para o desenvolvimento educacional dos alunos?

29 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por pamela silva -
Olá autores. Parabéns pela escolha de um tema tão relevante e contemporâneo! A revisão da literatura sobre a influência dos videogames no aprendizado, com foco especial no Minecraft, é fascinante. A abordagem mostra a importância de explorar meios inovadores no processo educacional. Como esse estudo contribui para a compreensão mais profunda da integração de jogos no ensino?

57 palavras

Em resposta à pamela silva

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Alessandra Lima Filha -
Boa pergunta. A gamificação vem sendo bem explorada ultimamente!

9 palavras

Em resposta à pamela silva

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Alex Marcolino -
Ei, Pamela!

Acredito que é crucial entendermos que o ambiente escolar e a questão dos games devem possuir um pilar: ambas devem ser lúdicas. A influência dos jogos torna o ambiente escolar mais atrativo. Em minha visão, a escola não deve ser um ambiente cujas 4 paredes formam uma espécie de prisão. Ela deve, sim, ser tomada como algo especial e cujo tempo é tido como atrativo.

Abraço!

68 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Lucas Augusto Araújo Aguiar -

Parabéns pessoal, tema muito interessante e muito bem discorrido!

9 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Alessandra Lima Filha -
Interessante pesquisa. Nunca havia visto nada nesse sentido.

8 palavras

Em resposta à Alessandra Lima Filha

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por pamela silva -
Sim. Eu também achei muito inovador! Grupo está de parabéns.

10 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Pedro Henrique Fragoso -
muito boa esse pesquisa sobre esse tema ainda pouco explorado.

10 palavras

Em resposta à Pedro Henrique Fragoso

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Gabriel Ferreira da Silva -
Verdade, o trabalho da Barbhara e do Alex é sobre Video games na educação é altamente relevante nos tempos atuais.

20 palavras

Em resposta à Pedro Henrique Fragoso

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Angelina Solange Silva de Oliveira -
Concordo. Esse tema deve ser discutido com mais frequência, principalmente, no meio acadêmico.

13 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Ana Beatriz Nunes Antero -
Boa tarde autores, queria parabeniza-los pela abordagem de um tema que está em crescente no ramo da saúde e cuidado dos indivíduos de nossa futura sociedade, achei o tema e a discussão do texto proposto interessantíssimo!
Sabemos que telas interagem e despertam várias áreas de nosso cérebro agrupando e recrutando-as ao decorrer do estímulo. Porém, estudos apontam que o uso frequente de telas tem correlação direta e impacto sobre a criança que não se adapta as emoções de tédio e ociosidade, debatendo diretamente com as habilidades sociais, como diálogo e adaptação ao que é estranho, ao que não lhe agrada, estas, seriam desenvolvidas nesta parte da vida. é o principal momento de desenvolvimento social.
A minha dúvida é como ficaria a questão de gerenciamento da saúde e desenvolvimento cognitivo-emocional destas crianças no futuro?

133 palavras

Em resposta à Ana Beatriz Nunes Antero

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Ana Beatriz Nunes Antero -
Não esquecendo do menos importante, é notável a indispensabilidade de abordar temas como este, pois com o avançar das eras, é imprescindível que nosso intelecto acompanhe e se adapte aos movimentos. A verdadeira lei de Darwin e a própria definição de inteligência.... ADAPTAÇÃO!

43 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Pedro Scher -
Este trabalho parece explorar um tema fascinante ao abordar a influência dos videogames no aprendizado, sempre acreditei que isso fosse possível!

21 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Moises José -
Parabéns pelo trabalho pessoal, acho muito interessante a relação dos jogos com nossas vidas, eu quase fiz arquitetura devido ao Jogo The Sims, então entendo bem em como os jogos podem ser boas influencias para nossa educação e escolhas profissionais.

40 palavras

Em resposta à Moises José

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Bárbhara Nassif -
Obrigada, Moisés! The Sims também é um ótimo exemplo!

9 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Larissa Ninive da Silva -
Achei o tema muito interessante, pessoalmente nunca tinha parado para pensar em utilizar o videogame como uma ferramenta educacional.

19 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Larissa Ninive da Silva -
Parabéns pelo trabalho pessoal, ficou muito bom

7 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Silvia Carvalho -
Parabéns ao autores, tema muito relevante!

6 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Igor Souza -
Parabéns pelo trabalho! Muito bem feito e pesquisado, adorei a utilização de minecraft como um dos focos de pesquisa também kkkk

21 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Silvia Carvalho -
Muito importante avaliar os impactos do videogame no processo de educação das crianças, e muito legal conseguir conciliar esses jogos com o desenvolvimento das crianças.

25 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Pedro Afonso -
Boa noite! Sempre fui fã de Minecraft em contextos educativos, é um jogo que realmente tem inúmeras nuances e que pode estimular o aprendizado de diversas formas, seja em química, resolução de problemas ou até lógica de programação através de circuitos de Redstone. Incrível trabalho!

45 palavras

Em resposta à Pedro Afonso

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Alex Marcolino -
Sim, Pedro! A gamificação é enorme!

6 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Pedro Afonso -
Além de ser usado pra educação, jogos como Minecraft ou Animal Crossing têm um papel fundamental na socialização de crianças, a pandemia foi um exemplo claro disso. Parabéns pelo artigo!

30 palavras

Em resposta à Pedro Afonso

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Alex Marcolino -
Ei, Pedro!

Animal Crossing, um ótimo exemplo também, muito bem pensado!

Abraços.

12 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Allef Santos Pereira -
Parabéns pelo ótimo trabalho! O tema abordado é cada vez mais relevante e o trabalho realizado contribui para estimular o debate sobre ele.

23 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Renato Resende -
Muito interessante o artigo, sempre achei o potencial do Minecraft muito grande mas não conhecia essa versão educacional. Bom trabalho!

20 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Allef Santos Pereira -
O jogo Minecraft é um dos mais populares e educativos do mercado. Dessa forma, achei a abordagem do trabalho extremamente relevante e atual. Parabéns aos autores.

26 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Gabriel Caldeira Bicalho -
Ótimo artigo! A análise do impacto de Minecraft no processo pedagógico é muito perspicaz. Destaca-se a relevância dos videogames na educação, evidenciando como plataformas como Minecraft podem ser ferramentas eficazes para o desenvolvimento educacional. A abordagem clara e detalhada enriquece o entendimento sobre a integração desses recursos inovadores no ambiente educacional.

51 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Gabriel Caldeira Bicalho -
Parabéns aos autores pela temática!

5 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Vinícius América -
Muito interessante esse estudo, parabéns pela forma como ele nos foi apresentado. De fato, não teria um jogo para melhor exemplificar a ótima forma de unir o lúdico com o aprendizado, como este jogo faz. O que levou vocês a abordarem este tema?

43 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Gabriela Caroline Alves Claudino -
Boa tarde, pessoal! Nesse último dia de interações, gostaria de deixar uma pergunta aos autores: quais os principais aprendizados obtidos durante a realização dos trabalhos descritos por vocês no artigo?

Obrigada por compartilharem conosco informações tão importantes! Parabéns pelo trabalho de vocês!

Abraços!

43 palavras

Em resposta à Gabriela Caroline Alves Claudino

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Alex Marcolino -
Ei, Gabriela!
No meu caso, imagino que tenha sido a descoberta de todas as capacidades que os videogames possam amplificar, como o raciocínio lógico, a capacidade de organização e as habilidades sociais - e o quanto isso pode ser aplicado a qualquer pessoa!
Realmente é um tema bem bacana!
Abraços!

50 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Otávio Alves -
Parabéns pelo trabalho!! Tema muito interessante.

6 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por JULIA CASTRO -
Que trabalho bacana e relevante! Muito bom refletir sobre o impacto do jogo que está dentro da mente de muitas crianças!

21 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Videogames na Educação: análise do Impacto de Minecraft no Processo Pedagógico - autoria: Barbhara Nassif, Alex Marcolino

por Angelina Solange Silva de Oliveira -
Parabéns ao grupo pela abordagem desse tema tão importante na atualidade.

11 palavras