O projeto de vida no novo Ensino Médio: individualização e neoliberalismo
Autoria:
- Bruna Agliardi Verastegui
- Nicoli Peroza Ramos
Palavras-chave:
Novo Ensino Médio, Projeto de Vida, Educação Básica, Neoliberalismo
Resumo
Este estudo pretende analisar os currículos vigentes no Novo Ensino Médio e como
estes são fundamentados em uma lógica neoliberal em que o aluno não é apenas um cidadão
em formação, mas um empresário de si que é totalmente responsável por seu fracasso ou
seu sucesso. Para tal análise, faz-se uso de autores como Dourado e Sales (2022), Santomé
(2005), entre outros. De modo preliminar, percebe-se que as políticas neoliberais na
educação colaboram para que a formação social do sujeito seja cada vez mais individual em
detrimento do coletivo
Coordenação de Mesa
- Mateus Emerson de Souza Miranca
- Paula Aparecida Diniz Gomides
- Luciana Gonçalves de Oliveira Maraia