O UEADSL2018.2 se despede!

O UEADSL2018.2 se despede!

por Ana Cristina Fricke Matte -
Número de respostas: 0

Pessoal,

esta é uma mensagem de agradecimento. Sem a participação de cada um, por mais simples que pareça, não teríamos feito um evento tão bonito e tão intenso, com debates de qualidade e um processo de construção que nos modificou a todos, de forma muito positiva. O membros das comissões, os alunos-autores, os coordenadores de mesa e pareceritas: gente de muita força, coragem para se arriscar nessa aventura e- muito importante - muita alegria em aprender e ensinar de forma colaborativa: merecem nossos parabéns. O público? Lindo! Muito bacana, respeitoso, cordial, amei! Obrigada!

Quanto aos dados, dessa vez deixo a cargo do Gilvan Soares, nosso colega da Comissão Organizadora que acompanhou o evento colhendo dados e fazendo análises diariamente. Vejam a mensagem dele:

Evento foi um sucesso! Mais do que o dobro de comentários em relação ao do primeiro semestre. Vamos aos números: 

a) no pré-evento, foram 50 comentários e no pós-evento foram 69. Somente isso já demonstra que o evento foi crescendo dia após dia; 

b) durante o evento, foram 1842 comentários; 

c) no total, o evento teve 1961 comentários. Assim, do dia 2 em referência ao dia 23, passamos de 20 posts para 1961, o que representa um aumento de 9.805%. Essa porcentagem é por demais significativa; 

d) no evento do 1º semestre, houve um total de 902 comentários, enquanto que na edição atual houve 1961, o que representa um aumento de 317,40%

Completo fazendo a conta: nossas 89 apresentações receberam, em média, 22 comentários, o que é - porque não dizer?!? - um verdadeiro escândalo, pois é uma interação de fato impossível em eventos presenciais.

A Jady Caroline de Souza Costa, que fez coleta de dados para a equipe de divulgação, traz outra perspectiva, não menos interessante, pois focada nos diferentes palcos e espaços do UEADSL:

Anfiteatro: em média, 135 visualizações em cada um dos 66 trabalhos, uma sala enorme lotada! Cada participante visitou, em média, entre 3 e 4 palestras.

Feira de Saberes: fazendo uma comparação de novo com o presencial, tivemos em média salas com 108 pessoas para cada um dos 13 trabalhos no decorrer do evento. O público da Feira de Saberes passeou muito mais que o do Anfiteatro: em média, cada pessoa visitou 9 palestras.

Roda de conversas Esquentando o FicLivre: As rodas de conversa, quanto às conversas, foram menores, mas roda de conversa não precisa ser grande para valer a pena. Em média, cada uma teve 16 participantes ativos com comentários, mas tiveram salas enormes de participantes observadores: em média, 164 cada roda.

Teatro das Conferências: Nossos conferencistas tocaram em temas bem atuais e até polêmicos. O número médio de comentários ficou acima da média geral do evento: entre 28 e 29 usuários ativos por conferência. O público? 366 pessoas em média em cada uma das 5 conferências.

Nosso Teatro ficaram grandes! Ainda bem que, na internet, enquanto o servidor web aguentar, sempre cabe mais um, ninguém fica de fora. Aproveito o comentário para agradecer ao Rafael e ao Hugleo, da TI do Texto Livre, que este ano montaram nosso servidor, com peças compradas por um dos meus projetos, e que ficou supimpa, sem um único momento de gargalo! Bons demais esses meninos, ficam nos bastidores, mas sem eles a cortina não subia sorriso

A gente aqui no Texto Livre tem um problema: sempre acha que dá pra fazer melhor. Não me perguntem de onde surgiu a ideia do Jornal do UEADSL, foi na correria dos trabalhos de organização, A Natália topou imediatamente e fez quase todas as matérias, um arrasso! Já o Observatório de Dedos Olhos e Cliques surgiu de um estalar de dedos: o evento estava começando e a Jady, corajosa como ela só, topou e fez todos os podcasts informando-nos sobre o que ela via nos bastidores e que podiam ajudar vocês a perceberem a grandiosidade do espaço que construímos juntos! Daí, no meio do evento mudei tudo em relação aos nossos jornais e podcasts: vimos que poucos estava acessando e eles foram tirados das páginas estáticas e colocados num glossário, permitindo-nos incluir na página inicial um bloco para ser fácil de ver, espero que tenham gostado!

Por enquanto é só! aproveitem e cadastrem-se nas nossas listas de e-mail (estão na página FIQUE LIGADO!), para colaborar ou para acompanhar nossas atividades: o Texto Livre agradece!

Um ótimo final de ano para todos, com a certeza de que ainda faremos muitas histórias bonitas acontecerem por aqui!

abraço amigo,

Ana

Coordenadora Geral do UEADSL

Diretora e Fundadora do grupo Texto Livre