Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Comissão Organizadora D -
Número de respostas: 73

Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências

Autores

  • Cintia Camillo- UFSM
  • Karine Gehrke Graffunder.- Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave: 

Museu de Ciências, Tecnologias Digitais, Aprendizagem Ubíqua

Resumo

Este estudo objetivou realizar um levantamento dos aplicativos (apps) museológicos encontrados no repositório Google Play em esfera mundial, com ênfase no Ensino de Ciências. Selecionou-se sete apps que se enquadram no objeto de estudo, todos de classificação livre e gratuitos. Três apps são de origem espanhola e os outros quatro são de origem diversas. Conclui-se que os apps museológicos promovem um Ensino de Ciências de forma lúdica, criativa, motivadora em todos os níveis de ensino.

 

LEIA O ARTIGO COMPLETO:

PDF

Coordenadores de Mesa:

 

Carolina Maia Dos Santos

Ranyelle Lopes Barros

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, pessoal!

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao Congresso Nacional Universidade,  EAD e Software Livre 2021.2 !!  \o/ \o/  \o/

Primeiramente, desejo que estejam bem e com saúde! 

Bem, eu sou a Carol e, juntamente com a Ranyelle, estarei aqui para trocarmos conhecimento a fim de enriquecer a experiência de todos, em especial, das nossas autoras!


Cintia e Karine, gostaria de parabenizá-las por trazer o tema e o trabalho de vocês para ser discutido no evento!

Poderiam falar um pouco sobre a principal motivação de vocês para desenvolver esse trabalho?

 

Um abraço a todos e todas e vamos lá!


Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Cíntia Moralles Camillo -

Olá, prezadas Carol e Ranyelle e toda a comunidade UEaDSL!

Graças a Deus estamos bem e com saúde, mesmo com todas as problemáticas vividas na atualidade perante a pandemia do Covid-19, que assolou o mundo.  Espero que vocês estejam bem também! 

Primeiramente, agradecemos as contribuições e por nos oportunizar estar hoje aqui apresentando o nosso trabalho. 

O estudo nasceu a partir do contexto pandêmico que estamos vivenciando, sabe-se que as ferramentas e os recursos tecnológicos são inúmeros, contudo, nem sempre o professor ou o aluno sabe onde encontra-los ou possui alguma dificuldade de selecioná-los.  Assim, neste estudo fizemos um levantamento dos aplicativos museológicos encontrados no repositório Google Play, direcionados para o Ensino de Ciências, na busca de auxiliar o professor e o aluno. 

Ainda, acreditamos que aplicativos móveis com a utilização do smartphone em sala de aula ou fora dela auxiliam na aprendizagem, por ser uma ferramenta que nos dias atuais faz parte do cotidiano de todos.  Logo, favorecem uma aprendizagem interativa, criativa, motivacional e estimula o interesse do aluno em aprender. Além de, os aplicativos museológicos no ensino de Ciências serem interdisciplinar por abordar a cultura, a curiosidade, História e a Educação; princípios estes básicos para a formação e a alfabetização científica. 

Ficamos a disposição.

Abraço e um excelente congresso a todos!

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Carolina Maia dos Santos -

Estou bem sim , Cíntia! Agradeço os votos!

Eu achei o trabalho de vocês bem interesse justamente por essa relação com o espaço educacional na atualidade.

Você é professora? Você já conseguiu trabalhar com algum desses aplicativos no espaço escolar ou já conseguiu verificar algum uso deles? Como foi essa experiência?

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Ranyelle Lopes Barros -

Maravilha !


Trabalho rico em detalhes e conhecimento! Parabéns 👏

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Cíntia Moralles Camillo -

Olá, prezadas Carol, Ranyelle e todos os participantes!

Primeiramente, agradecemos a atenção e o carinho de vocês e de toda organização do UEaDSL. O evento é uma oportunidade ímpar para a comunidade acadêmica, oportunizando troca de saberes em torno de um objetivo comum que é o aprendizado de forma interativa.

Assim, convidamos a todos a conhecer o nosso trabalho e a participar do nosso espaço com trocas de conhecimentos e sugestões, em prol de aproveitarmos a oportunidade de aprender por meio das vivências, experimentações e/ou trabalhos no contexto escolar, vindo a multiplicar os nossos saberes. 

Desejamos um ótimo evento a todos!

Cíntia e Karine


Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Carolina Maia dos Santos -

Cíntia, é um prazer estar aqui trocando experiências e aprendizados com vocês! Eu que agradeço a oportunidade de conhecer um pouco mais do trabalho de vocês!

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Cíntia Moralles Camillo -

Bom dia, Carol!

Nós que agradecemos por tudo! 

Bjos e um ótimo domingo para você!

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Karine Gehrke Graffunder -

Boa noite, prezadas Carolina e Ranyelle!

Agradeço pelo carinho de vocês!!

O museu virtual é algo relativamente novo, ideia a qual se propagou após a popularização da internet. Pela inovação, muitas pessoas ainda desconhecem a possibilidade de visita virtual das instituições culturais, tanto brasileiras quanto mundiais.

Através desse trabalho, Cíntia e eu buscamos contribuir para a inclusão de ferramentas/recursos tecnólogicos no Ensino de Ciências. Embora os museus virtuais sejam considerados por muitos um local de entretenimento, constitui referência para pesquisar, conhecer, relacionar e interagir com o patrimônio local e global.

No campo educacional, investigar situações que englobam a construção de conhecimentos e resolução de problemas reais possibilta aliar teoria a prática, o que gera significância e ajuda na assimilação das informações. Para facilitar esse processo, investigamos e compartilhamos dicas de aplicativos que podem ser incorporados na prática docente das aulas de Ciências.

Desejo um ótimo evento a todas!!

Abraços, Karine!


Em resposta à Karine Gehrke Graffunder

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Carolina Maia dos Santos -

Karine, eu que agradeço a sua participação permitindo ampliar um pouquinho mais o nosso aprendizado!

Você é professora? Você já conseguiu trabalhar com algum desses aplicativos no espaço escolar ou já conseguiu verificar algum uso deles? Como foi essa experiência?

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Karine Gehrke Graffunder -

Olá, Carolina! Tudo bem?

Ainda não tive a oportunidade de trabalhar com os aplicativos em aula. Desssa forma, juntamente com a Cíntia, pretendemos, através de uma intervenção futura, verificar quais habilidades são mobilizadas nesses aplicativos. 

Acreditamos que isso facilita e fortalece a introdução das tecnologias no ensino, meio com o qual muitos professores ainda apresentam dificuldades em operar.

Abraços, Karine.

Em resposta à Karine Gehrke Graffunder

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Ranyelle Lopes Barros -
Como será ótimo esse museu virtual como uma prática constante na vida dos professores e dos estudantes.


Excelente contribuição 👏😊

Em resposta à Ranyelle Lopes Barros

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Cíntia Moralles Camillo -

Voltaremos para contar como foi a ação didática com o uso dos aplicativos museológicos!

Abraços

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Tielle Alves Souto -

Prezados autores, coordenadores de mesa e demais participantes, 

Estamos muito felizes com a participação de todos no Evento! Estou passando em cada fórum e vendo discussões e trocas de conhecimento muito enriquecedoras.

Gostaria de reforçar o convite para que todos possam entrar nos outros trabalhos do Roda e dos demais Palcos para prestigiá-los e trazer seu conhecimento que é algo muito importante para esse Evento. 
Além disso, peço para que os autores que já fizeram comentários no seu trabalho, convidem os demais a participarem também dos debates

Desde já, agradeço o empenho de cada um e desejo um ótimo evento para todos nós!

Grande abraço,

Tielle Alves (Coordenadora do Roda de Conversas)

Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Carolina Maia dos Santos -

Obrigada, Tielle! E parabéns por trabalhar para que esse maravilhoso evento seja realidade!

Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Cíntia Moralles Camillo -

Muito obrigada Tielle!

Nós que agradecemos a oportunidade de estar presente no UEaDSL apresentando o nosso trabalho, trocando saberes e aprendendo com cada comentário.

Obrigada! Abraços.

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Carolina Maia dos Santos -

Cíntia, você já teve a experiência  (seja como estudante ou docente) de utilizar alguns dos aplicativos mencionados na pesquisa ou outros ? Como foi?

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Cíntia Moralles Camillo -

Bom dia, Carol!

Sim, já utilizei outros aplicativos, mas na área de Matemática (geometria) por ser minha formação inicial. Os aplicativos foram todos ligados a Educação Infantil, o qual se mostrou ser muito interativo e motivacional. 

Os alunos amaram, pois aproximou o que eles estão de certa forma acostumados no seu cotidiano com a Matemática. Além, de aprender brincando, acredito que esse foi o ponto principal na aprendizagem da geometria na Educação Infantil.

O trabalho aqui apresentado foi projetado para o UEaDSL, mas com certeza iremos aplicá-lo num futuro próximo, e quem sabe no subsequente Congresso apresentar os resultados.

Um bom dia minha querida e estamos a disposição para trocas de experiências e saberes.

Abraços.

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Carolina Maia dos Santos -

Ótimo, Cíntia! Traga para os próximos UEaDSL sim! Eu quero ler mais sobre o trabalho de vocês!

O que a escola achou desses aplicativos na educação infantil? E os pais?


Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Cíntia Moralles Camillo -

Bom dia, Carol!

Não foi um trabalho fácil, a escola não tinha as ferramentas tecnológicas. Eu e a outra professora tivemos que levar de casa as ferramentas como tablets e notebooks. 

A escola adorou a iniciativa, realmente foi um sucesso, era só o que os alunos falavam durante um bom tempo. Os pais adoraram também, inclusive baixaram o aplicativo que usamos e outros semelhantes em tablets/notebooks/smartphone pessoais para os filhos terem acesso em casa.

Considero que os aplicativos são muito ricos na sua forma gráfica, visual, interativa e criativa também, aproximando o aluno da realidade. 

Abraço.


Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Carolina Maia dos Santos -

Ver todos empolgados assim é ótimo, não? Parabéns pela iniciativa!

Por outro lado, a necessidade dos próprios professores proverem as ferramentas ainda é uma condição muito presente na nossa realidade. Depois dessa iniciativa de vocês, houve alguma melhoria na escola nesse sentido?

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Cíntia Moralles Camillo -

Oi, Carol!

Sim! O principal foi a escola comprar computadores e montar um laboratório de informática, no início era pequeno, mas nos dias atuais já são 10 computadores. 

E, com o ocorrido os professores de outras áreas começaram a implementar as tecnologias digitais em suas aulas. Tenho como um grande avanço, e isso tudo veio a colaborar no enfrentamento da pandemia, pois alguns professores já estavam de certa forma 'preparados'.

Bjo


Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Cíntia Moralles Camillo -

Iremos trazer sim, Carol!!

Será um prazer compartilhar essas experiências!

Abraços.

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Elizabeth Márcia Pereira -

Olá Cintia e Karine!

Parabéns por essa ideia maravilhosa de fazer o levantamento dos apps museológicos que podem ser usados para auxiliar o ensino/aprendizagem de Ciências na Educação Básica!

Sou professora de Ciências e sempre trabalhei com jogos confeccionados pelos próprios alunos sobre temas diversos e, também, sempre gostei de levar os alunos aos vários museus de Belo Horizonte, que possuem uma proposta maravilhosa de interação com as escolas. Porém, com o advento da pandemia e o isolamento social, essa forma presencial de trabalhar foi suspensa. Então, posso falar em nome de todos os professores que atuaram no ensino remoto e, principalmente para nós de Ciências, como foi  importante termos aplicativos, vídeos sobre experimentos e outras ferramentas como suporte para tornar mais acessível o processo de ensino/ aprendizagem de Ciências aos alunos.

Cintia e Karine, o estudo de vocês é muito caro e deve ser amplamente divulgado nas redes  de ensino públicas e particulares para conhecimento de todos os  professores.

Obrigada

Atenciosamente,

Elizabeth

Em resposta à Elizabeth Márcia Pereira

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Cíntia Moralles Camillo -

Boa tarde, minha querida!

Fico muito feliz que o nosso trabalho possa de alguma forma contribuir para tornar o ensino e a aprendizagem de Ciências mais dinâmicos, interativos e motivadores, principalmente nesta fase do ensino remoto. 

Gostaríamos que tudo fosse bem diferente, por entender a importância do aluno colocar a 'mão na massa' e fazer Ciência. Mas precisamos driblar a situação e utilizar as tecnologias digitais como auxílio.

Muito obrigada, Professora Elizabeth, pelas considerações que são tão importantes para nós! 

Desejo um excelente evento, abraço.

Atenciosamente, Cíntia.



Em resposta à Elizabeth Márcia Pereira

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Elizabeth!

Muito bom ler suas considerações e saber que você procura trabalhar de forma mais lúdica com seus estudantes!

Como foi trabalhar com vídeos de experimentos ao longo desse período de ensino remoto? Como vocês adaptaram essas atividades?

Uma abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Jussara De Paula Da Silva Moura -

Olá!

Parabéns Cintia e Karine pelo brilhante trabalho.

De fato  que a proliferação dos dispositivos móveis engloba o processo de ensino e de aprendizagem e vai além da sala de aula, proporcionando informações e comunicações diversas, contribuindo assim para novas formas de agir, pensar e modelar o ensino e a aprendizagem. Ressalta-se que o professor é personagem indispensável nesse processo, é redirecionado e seu papel é redefinido conforme as mudanças que ocorrem em seu entorno. Ele deve ser o instrutor que orquestra com maestria e aponta o melhor caminho a seguir por seus aprendentes.

Grata

Jussara

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Cíntia Moralles Camillo -

Olá, cara Jussara!

Muito obrigada pelas suas considerações.

Concordo plenamente com você, o professor é o maestro, as tecnologias servem como auxílio.

Um forte abraço e um ótimo Congresso.

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Jussara!

Agradecemos seus comentários! 

Certamente, o professor é fundamental! Para isso, é necessário uma formação constante e a participação nesse evento, bem como o trabalho da Cintia e da Karine, podem ajudar nesse sentido!

Um abraço!!

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Jennifer da Silva Gramiani Celeste -

Queridas autoras,

Obrigada pelo convite! Gostaria de parabenizá-las pelo belíssimo trabalho, detentor de temática inovadora e importante na área educacional.

Abraços,

Jennifer.

Em resposta à Jennifer da Silva Gramiani Celeste

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Cíntia Moralles Camillo -

Bom dia, Jennifer!

Obrigada pelas considerações!

Um abraço e um bom evento!

Atenciosamente, Cíntia.

Em resposta à Jennifer da Silva Gramiani Celeste

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Jennifer!

Obrigada por participar conosco! Você já conhecia algum dos aplicativos mencionados na pesquisa?

Um abraço!!

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Boa noite, Cíntia e Karine.

Parabéns pela produção do artigo. Li o texto e fiquei contente com a proposta interdisciplinar e lúdica. Nós que somos professores(as), sabemos que os estudantes se mantém motivados quando a metodologia é criativa.

Vocês desenvolveram um trabalho brilhante.

Até mais, porque voltarei para essa prosa.

Abraços.

Ana Maria.

Em resposta à Ana Maria Anunciação da Silva

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Cíntia Moralles Camillo -

Bom dia, Ana!

Muito obrigada pelas suas considerações.

Fico feliz que você gostou do nosso trabalho.

Estamos aguardando você!

Abraço e um bom evento.

Em resposta à Ana Maria Anunciação da Silva

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Ana! Como vai?

Obrigada pela visita! Volte sim, por favor!  ; )

Um abraço!

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Boa tarde, Cíntia e Karine.

Agradeço a receptividade!

Abraços! Ana Maria.

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Parabéns pelo trabalho. Ele conforma o que eu chamo das "novas" realidades devido a pandemia. E vou além, acredito que no pós-pandemia a educação tender-se-á a ser híbrida. Nesse caminho será muito usual a utilização de aplicativos e outros recursos da Tecnologias da Informação e Comunicação. Outro ponto importante desse trabalho se ampara na educação não-formal. Nesse caminho, acredito que os aplicativos possam também mobilizar os alunos a ir em museus, parques naturais, etc., em suma, em espaços não-formais de ensino. Mais uma vez parabéns pelo trabalho.

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Alexsandro! É muito bom contar com a sua participação por aqui!

Eu também acredito nessa tendência do híbrido. Ao mesmo tempo, também acredito que muitos vão querer voltar ao cenário antes da pandemia, principalmente, nos anos mais iniciais. 

O que você acha, Cintia?



Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Cíntia Moralles Camillo -

Carol, como eu respondi para o Alexsandro, eu também acredito que muitos professores irão sim querer voltar para o cenário anterior a pandemia. Mas se algo ficar, como alguns conhecimentos tecnológicos, já é válido. 

Nos anos iniciais e na Educação Infantil existe um séria luta dos professores em aceitar as tecnologias. Entendo que existe toda uma preocupação para que o aluno precise ter contato com objetos concretos e fazer experimentações; mas em certos momentos e certas áreas as tecnologias podem auxiliar, substituir o professor jamais irá. Na matemática mesmo, muitas vezes não temos como mostrar ao aluno algo abstrato e com o auxílio da tecnologia isso é possível muitas vezes.

Outro ponto a ser considerado pelo professor é o amor do aluno por ferramentas tecnológica, e cabe a nós a educar este aluno a utilizar essas ferramentas e recursos de forma correta. Mil vezes eles estarem acessando aplicativos educativos do que estarem acessando sites que não irão agregar nada em suas vidas.

Abs

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Carolina Maia dos Santos -

Eu acredito também que as tecnologias podem ajudar, se utilizadas de modo adequado ao processo de aprendizagem.

Eu acho que esse ponto de aceitar ou não, já não cabe mais. Acho que , na verdade, os professores precisam é receber formação adequada para que possam compreender os benefícios e quando/como melhor integrar as ferramentas, mas também para conhecer as limitações, pontos de atenção, e outras questões que envolvem o uso da tecnologia, como a privacidade de dados. Acho essa questão pouquíssimo abordada nos espaços de ensino.

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Cíntia Moralles Camillo -

Oi, Carol!

Entendo o teu ponto de vista, mas acredite em mim, tenho muitas colegas doutorandas que mesmo na pandemia estão lutando contra as tecnologias e falam que quando tudo voltar ao normal não vão querer mais contato.

Eu acho triste e me chateia de certa forma esse ponto de vista das colegas... 

Mas depois que vi orientador de doutorado contra também.. já nem sei o que pensar! Logo, eles que trabalham com formação... se não buscarem apropriar-se de forma correta do uso das tecnologias... imagina o que sobra para aquele professor que está na Educação Básica. 



Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Carolina Maia dos Santos -

Eu acredito, Cintia! Tenho noção disso, também soube de professores mencionando questões nesse sentido. Uma conhecida mencionou que na instituição que ela trabalha (instituição de ensino superior) teve professor que pediu demissão no meio da pandemia para "não ter que passar por isso".

Eu consigo entender o posicionamento deles, trabalham há anos assim e também foram formados assim. Porém, a vida e a sociedade mudaram, temos novas necessidades, novos problemas e os velhos também, porém "reformulados"...como a educação não vai mudar? A própria postura mais reativa dificulta o processo de transição que já é mesmo difícil. 


Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Cíntia Moralles Camillo -

Verdade Carol. Toda mudança é difícil, mas quando a postura é reativa tudo fica pior.


Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Cíntia Moralles Camillo -

Bom dia, Carol!

Já utilizou aplicativos educacionais seja para uma ação didática ou para o seu estudo? Já conhecia dos aplicativos museológicos? 

Abs

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Carolina Maia dos Santos -

Oi, Cíntia!

Eu sabia da existência dos aplicativos museológicos, mas nunca tive contato e nem saberia dizer o nome de nenhum deles. Agora, depois de conhecer o trabalho de vocês, já consegui aprender algo. Obrigada!!  =)

Nunca utilizei aplicativos educacionais como estudante, mas outras ferramentas sim, como google classroom. 

Uma dúvida que veio agora: Você saberia dizer a diferença básica entre um aplicativo e uma outra ferramenta?

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Cíntia Moralles Camillo -

Oiê!

Ferramentas tecnológicas é tudo o que leva a uma ação didática por meio do uso de um recurso tecnológico.

Por exemplo, smatphone, tablets, notebooks, ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, plataformas.. são exemplos de ferramentas. 

Jogos, vídeos, chat, fórum... são recursos que são utilizados por meio das ferramentas.

No caso um aplicativo é um software ou  um conjunto de ferramentas; é bem complicado mesmo esses conceitos. Mas dentro dos aplicativos escolhemos estudar os aplicativos museológicos (um conjunto) ferramentas, e dependendo do fim que eu irei dar para ele, se torna um recurso.

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Carolina Maia dos Santos -

Obrigada, Cíntia!

Lembrei de outros: já usei o kahoot como estudante e depois numa experiência de sala de aula (não sou docente, mas a ação foi necessária para cumprir as atividades de uma disciplina da pós). Já no meu trabalho, temos usado o Trello e o Miro.

Já fui "apresentada" a alguns outros também, mas não cheguei a usar: poll everywhere, mentimeter, entre outros. 

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Cíntia Moralles Camillo -

Oii Carol!!

Adoro o Miro e o Mentimeter (mas se for para gerar nuvens de palavras prefiro o WordArt <https://wordart.com/>).

Mas o Kahoot é um 'clássico' realmente uma plataforma maravilhosa. O Poll Everywhwere oferece recursos bacanas para fazer uma atividade de avaliação (questionários bem interativos), mas para esta finalidade eu gosto muito do Socrative <https://www.socrative.com/>e do Plickers <https://get.plickers.com/>.

O Trello nunca usei e já fiquei curiosa... vou procurá-lo!

Obrigada Carol por compartilhar suas experiências!


Anexo gerenciamento-de-redes-sociais-no-rio-de-janeiro1-300x257.png
Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Cíntia Moralles Camillo -

Resumindo um aplicativo é uma ferramenta.

Fico imensamente feliz que conseguimos contribuir algo com o nosso trabalho.

Essa era a intenção, apresentar e mostrar a importância das tecnologias digitais no contexto do ensino e da aprendizagem.

Anexo kiss-emoji-17.gif
Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Cíntia Moralles Camillo -

Bom dia, Alexsandro!

Muito obrigada pelas considerações!

Bem pontuado a sua fala, eu estou na torcida para que alguns dos aplicativos e recursos diversos fiquem no pós-pandemia. Que o professor não detenha traumas e esqueça da importância de aliar as tecnologias para uma aprendizagem inovadora, interativa e que motive o aluno em aprender. E, espero que não seja esquecido o Ensino Híbrido que se mostra relevante em tantos estudos já publicados. 

Um grande abraço e um excelente evento.

Att, Cíntia.

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Renata Silva -

Muito bom trabalho autoras, 

Infelizmente ainda é uma área que precisa ser revista porque a grande maioria da população tem acesso a celular, mas poucos possuem acesso a museus por diferentes motivos. 

Se queremos uma educação democrática temos que dar a disponibilidade de acesso para todos. 

Pergunto as autoras, como melhorar essa disponibilidade de acesso aos museus no Brasil?

Parabéns pelo trabalho. 

Em resposta à Renata Silva

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Cíntia Moralles Camillo -

Bom dia, Renata!

Muito obrigada pelas suas considerações.

Sim, eu acredito que falta ser trabalhado nas escolas a educação para o uso das tecnologias digitais e cabe a nós professores alfabetizar nossos alunos para tal. Não é uma tarefa fácil, pois não existe o planejamento pedagógico na maioria das escolas para tal fim. Mas acredito no poder de cada um de nós quando queremos modificar algo.

Em relação aos museus, esses deveriam ser mais valorizados por todos nós, basta ver que são poucos os trabalhos que trazem essa temática. Assim, como são poucos os aplicativos digitais. 

Precisamos levar para a sala de aula a importância dos museus, precisamos ensinar em sala de aula a sua importância. Lembro que quando estava no Ensino Fundamental (a algumas décadas.. risos) visitei vários museus, hoje em dia foram deixados de lado. 

E, como você bem pontuou, hoje a grande maioria da população inclusive os alunos possuem um celular, então porque não utilizá-lo para fazer visitações virtuais pelos museus

Para melhorar a disponibilidade de acesso aos museus do Brasil basta o professor querer... levar os alunos nos físicos ou fazer uso de aplicativos digitais, não só os da área de Ciências, para fazer uma visitação. 

E você já trabalhou com aplicativos museológicos em sala de aula ou outros aplicativos? Ou já levou os seus alunos em algum museu físico? 

Abraços e um bom evento.

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Adriana Oliveira Bernardes -

Olá autoras!

Amei o trabalho de vocês! Inspirador e necessário como recurso a ser utilizado junto aos alunos!

Parabéns!

Adriana Bernardes

Em resposta à Adriana Oliveira Bernardes

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Cíntia Moralles Camillo -

Oiii Adriana!!

Muito obrigada pelo seu feedback!

Sim, aplicativos museológicos são excelentes recursos para o professor utilizar em suas aulas.

Você já utilizou algum recurso tecnológico ou aplicativos em suas aulas ou enquanto estudante?

Abraço e um excelente evento.

Em resposta à Adriana Oliveira Bernardes

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Adriana!!

Obrigada pela visita e pelas palavras!

Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Ranyelle Lopes Barros -

Olá! Sejam todos bem-vindos ao UEADSL 2021.2!

Me chamo Ranyelle Barros, sou mestranda pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

Esse tema traz uma discussão calorosa e precisa e tão importa para os nossos dias. 

Parabéns aos autores pelas contribuições e que possamos aprender cada vez mais!



Em resposta à Ranyelle Lopes Barros

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Cíntia Moralles Camillo -

Boa noite, Ranyelle.

Muito obrigada pelas suas considerações.

Sim, sempre que discutimos o uso de aplicativos na educação gera aprendizado.

Você faz mestrado em que área? Já utilizou algum aplicativo para ensinar ou para aprender?

Um excelente evento para você também!

Abraços.

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Bruna de Oliveira Gonçalves -

Olá, Cintia e Karine, bom dia!!

Que mapeamento proveitoso! Parabéns, de igual forma, pela clareza na escrita! O trabalho está muito bem delineado!

Um abraço!

Em resposta à Bruna de Oliveira Gonçalves

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Cíntia Moralles Camillo -

Olá, Bruna!

Muito obrigada pelas considerações.

Um bom dia, abraços!

Anexo afiliado-profissional-hotmart.png
Em resposta à Bruna de Oliveira Gonçalves

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Bruna!! Obrigada pela sua participação!

Um abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por André Vianna Maricato -

Parabéns para as autoras do texto!

O trabalho de filtrar esses aplicativos em um vasto universo de possibilidades e, ainda, averiguar o conteúdo e proposta de cada um deles, traz mais um recurso potente para o aprendizado!

Abraços!

Em resposta à André Vianna Maricato

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Cíntia Moralles Camillo -

Olá, André!

Muito obrigada pelas considerações!

Tenha um bom dia!

Abraços, Cíntia.

Em resposta à André Vianna Maricato

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, André!! Obrigada pela sua visita e participação! 

Um abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Cíntia Moralles Camillo -
Bom dia!!
Hoje está encerrando o UEADSL e gostaria de agradecer as coordenadoras de mesa (Carol e Ranyelle) por todas as considerações e contribuições para com o trabalho aqui apresentado.
Igualmente, agradeço a participação de cada um que passou por aqui deixando um comentário, uma sugestão e/ou consideração.
Espero de todo o meu coração que tudo o que estamos vivenciando perante a pandemia, passe logo, e que possamos voltar a normalidade de nossas vidas com muita saúde e mais forte ainda. 
Muito obrigada por toda aprendizagem.
Abraço forte em cada um.
Anexo m000255705.jpg
Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Carolina Maia dos Santos -

Gostaria de agradecer a todos e todas que passaram por aqui ao longo dos últimos dias! Nossa troca de experiências e conhecimentos foi muito rica, aprendi muito com vocês!

Cintia e Karine: mais uma vez, parabenizo pelo trabalho e que vocês continuem escrevendo e participando dos eventos!

Foi um prazer estar com vocês e espero que possam seguir com o desenvolvimento da pesquisa! Gostaria de conhecer e ler os próximos trabalhos também!

Cintia, parabéns também pela ótima participação no evento,sempre contribuindo com o trabalho dos colegas!

Contem comigo!
Um grande abraço!  =)


Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Cíntia Moralles Camillo -

Olá, Carol!

Muito obrigada por tudo! 

Você foi ímpar com suas contribuições no nosso trabalho!

Prazer imenso em conhecer você, mesmo que só virtualmente, e pelas intensas trocas de saberes.

Bjão grande e até uma próxima!


Anexo kiss-emoji-17.gif
Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências | Cintia Camillo, Karine Gehrke Graffunder

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem as discussões.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)