Começo parabenizando-os pelo excelente trabalho e agradecendo pela valiosa participação!
Devo afirmar o enorme valor que o trabalho executado carrega, principalmente em uma contemporaneidade como a nossa que, cada vez mais, consegue experienciar no cotidiano as consequências do uso desregrado dos recursos naturais.
Assim como já foi elaborado no fórum, é evidente a forma como a degradação ambiental vêm se ampliando ao longo dos anos e é exatamente por isso que vejo o quão urgente é que a atenção acadêmica seja focalizada nos problemas que nos afetam de forma tão direta - exatamente como o artigo de vocês fez. Creio que a Ciência só se efetiva na sua reflexão em sociedade e, portanto, nós merecemos - e devemos! - colocar em prática o nosso importante, e vicário, trabalho produzido diariamente nas Universidades.
O artigo é muito bem sucedido na explanação das formas como a pesca marítima é um mercado muito produtivo para as economias mundiais e brasileira enquanto, simultaneamente, apresenta todas as problemáticas que circundam a falta de fiscalização. Novamente, tratando-se de Brasil, é importante levar em consideração toda a dinâmica envolvendo o trabalho autônomo, - temos populações ribeirinhas cuja única renda é a da pesca - deve-se reconhecer as contextualizações específicas destes trabalhadores e apresentar a problemática de forma didática e respeitosa com as suas vivências. No entanto, a conscientização não pode ser arbitrária: É necessário preparar a população com educação, instrumentalizá-los com conhecimento para garantir uma prática mais sustentável e inteligente. Somente com conhecimento podemos esperar alguma melhora na forma como nós, como um coletivo, lidamos com nossos recursos naturais. Torçamos para que isso ocorra antes que seja tarde demais.
Parabenizo e agradeço a todes pelo importantíssimo trabalho, espero que tenham tido um ótimo evento!
Cordialmente,
Nayara Aguiar (Coordenadora de Mesa)