Caros leitores,
O periódico Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre
acaba de publicar seu último número, disponível em
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl. Convidamos a navegar
no sumário da revista para acessar os artigos e outros itens de seu
interesse.
Agradecemos seu interesse e apoio contínuo em nosso trabalho,
Dra Ana Cristina Fricke Matte
SEMIOTEC/FALE/UFMG, Grupo Texto Livre
acris@textolivre.org
http://www.textolivre.org
Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre
v. 1, n. 9 (2018): ANAIS do UEADSL2018.1
Sumário
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/issue/view/636
Editorial
--------
Editorial
Ana Cristina Fricke Matte, Adriane Teresinha Sartori, Eliane Lima Piske,
Narjara Mendes Garcia, Olga Luisa Tavano, Renato Pereira Aurélio,
Carlos Henrique Silva de Castro, Vagno Vales Lacerda, Bruno Martins Dala Paula,
Maria Verônica Tavares Verdan Masiero
Conferências de Abertura
--------
VARIAÇÃO E PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO CONTEXTO DO VALE DO JEQUITINHONHA
Carlos Henrique Silva de Castro
CONGRESSO NACIONAL UNIVERSIDADE EAD E SOFTWARE LIVRE COMO CONTEXTO
EDUCADOR: O SULEAR DE CON-SCIÊNCIAS
Eliane Lima Piske, Narjara Mendes Garcia
Conferências de Encerramento
--------
O USO DAS TCIs NA EJA POR UMA VIDA MAIS AUTÔNOMA
Neilton Soares dos Santos
LETRAMENTOS DIGITAIS E ENSINO DE PORTUGUÊS: JOGOS DE COLEÇÕES DIDÁTICAS
Gilvan Mateus Soares
Trabalhos que receberam Menção Honrosa
--------
DESAFIOS DE UMA SALA DE AULA MULTISSERIADA
Joice Amaral Amaral Padilha
A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E O USO DO MOBILE BANKING
Renato Pereira Aurélio, Laís Costa de Oliveira, Marília Dias Costa
Alves
HISTÓRIAS DE LEITURA NA ESCOLA SOCIOEDUCATIVA DO LINDEIA/BH
Mariotides Gomes Bezerra
Breve reflexão sobre o ensino da concordância verbal em um livro
didático
LEVI ROSA CAMPOS
Eu organizo o movimento: a cadência da canção de Caetano Veloso nos
movimentos sociais brasileiros
Marina Baltazar Mattos, Laura Gabino Canesso Moreira
Mídia e escola: o perfil de estudantes do 7º ano
Guilherme Fernandes Nicácio
UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO TEMPO NAS MÚSICAS “RODA VIVA” E “HOJE
DEUS ANDA DE BLINDADO”
Natália Giarola Resende, Crislaine Junqueira Aguiar Silva, Julia
Reis, Natália Sampaio
A Pressa é Inimiga da Perfeição? Análise de Cursos Intensivos de
Língua Inglesa
Gustavo Gomes Siqueira da Rocha
ARTIGOS
--------
O feminino e a temporalidade
Edna Clara Januário de Araújo, Luisa Siqueira Faria
INFLUÊNCIAS DA MÍDIA PARA O PADRÃO DE BELEZA FEMININO
Renato Pereira Aurélio, Vanessa Junca Corsino de Oliveira
O USO DIDÁTICO DO CELULAR BASEADO EM METODOLOGIAS ATIVAS
Renato Pereira Aurélio, Jamile Carvalho Oliveira, Lorraine Andrade
Viana, Marco A. Reuter Teixeira, Ramon França Jardim
Livro didático: um suporte pedagógico em construção
FABIANA CÂNDIDA BORGES
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A DIDATIZAÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL NARRATIVA
DE ENIGMA/DETETIVE
Mônica Brandão
DESMISTIFICANDO O “RÓTULO NATIVOS DIGITAIS”
Aline Cristiana Ferreira
ENSINO DE GRAMÁTICA OU REFLEXÃO LINGUÍSTICA? A HIPÉRBOLE NO LIVRO
DIDÁTICO
Angelica Ferreira Goncalves
As concepções de linguagem no espaço escolar
valdiene aparecida gomes
REFLETINDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NOS ESPAÇOS FORMATIVOS
A PARTIR DO PENSAMENTO FREIRIANO
Pâmela Saraiva Miranda
NÃO HÁ VAGAS: mas as desigualdades devem caber no poema
Isabela Azevedo Miranda, Gabriella Pedrosa Santos Cunha
DA SALA DE AULA PARA A COMUNIDADE: UMA EXPERIÊNCIA COM O ANÚNCIO
PUBLICITÁRIO
Sarah Satsuki Oliveira Nakano
TEMPORALIDADE DO DISCURSO FEMINISTA
Rafael de Sousa Lopes Nascimento
AS EXPERIÊNCIAS LEITORAS COMO PRIMEIRO PASSO NA FORMAÇÃO DO LEITOR
LITERÁRIO.
Cristiane Dias Gonçalves Paula
LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA EM SALA DE AULA COM O
CONTO “TERCEIRA MARGEM DO RIO” DE GUIMARÃES ROSA
Vildete Gomes Pereira
UPA – UNIDADE POÉTICA DE ATENDIMENTO: POR UM ENSINO DE LEITURA POÉTICA
POR MEIO DE ESTRATÉGIAS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Bruno Rodrigo Pinheiro Ramos
A REPRESENTAÇÃO DA MULHER EM UM PERCURSO HISTÓRICO NAS CAPAS DA REVISTA
CAPRICHO
Vivian Pinto Riolo, Carla Luísa A. Diniz, Jocasta Nogueira Melo
O PROFESSOR LEITOR E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
Verônica Vitória Oliveira Silva
O ENSINO DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS SOCIAIS X TEXTO
ESCOLAR
Ivanildo Antônio de Souza
O LIVRO DIDÁTICO E A FORMAÇÃO DO LEITOR PROFICIENTE
Ariádine Zacarias de Sousa
Ensino, Questões Hídricas e Fatores Ambientais na Região de
Turmalina-MG.
João Paulo Lisboa Souza, José Claudio Luiz Nobre
CORREÇÃO E REFACÇÃO: UM ESTUDO DE CASO
Jane Corrêa Valadares
______________________________
Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl