Visão única

Título:

O USO DA AFFORDANCE “FAÇA SUA PERGUNTA” NO INSTAGRAM PARA ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Autores: Natalia Leão Prudente
Resumo:

 

O principal objetivo é delinear as (des)vantagens oferecidas pela rede social Instagram como recurso complementar para o ensino de língua inglesa de alunos do ensino médio, além de confirmar se o uso da affordance “faça sua pergunta” auxiliou na aprendizagem de vocabulário, verificar a interação entre professor-aluno e aluno-aluno e delimitar como o processo pode ser gamificado para corroborar na participação de mais estudantes. Para isso, a proposta seguiu três passos: criação do perfil e acesso dos usuários, realização das atividades propostas e respostas ao questionário. O aporte teórico utilizado tange ao conceito de affordances formulado por Gibson (1986) e desenvolvido Norman (1999), os tipos de jogadores elencados por Gagnon (2015) para propostas de gamificação e relatos da utilização do Instagram no ensino e aprendizagem de língua estrangeira escritos por Khalitova & Gimaletdinova (2016) e Barbosa et al. (2017). A utilização do aplicativo permitiu a criação de um ambiente de autoaprendizagem, aproximação da língua alvo ao cotidiano do usuário e autonomia.

 

 

   
Anexos:

 

 

 

 

 

 

Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso:

Letras
Instituição: UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Ana Cristina Fricke Matte
Mesa (2): Tamyres Cecilia da Silva
Mesa (3): Gustavo Gomes Siqueira da Rocha

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF Artigo_Segunda versão.pdf
Versão revisada:

 Slides:

Código: 466 Grupo: Ana-p-06

Avaliações: Documento PDF Natalia Leão Prudente.pdf Documento PDF M2-Natália Leão Prudente.pdf Documento PDF M3-O USO DA AFFORDANCE “FAÇA SUA PERGUNTA” NO INSTAGRAM PARA ENSINO.pdf

Aprovado

NL Adicionado em segunda, 5 nov 2018, 18:51 Modificado em sábado, 17 nov 2018, 12:25