Visão única

Título:

A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA MATEMÁTICA ENSINADA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE DEPOIMENTOS

Autores: Adriana Oliveira Bernardes
Resumo:

 

Dados recentes do PIZA mostram o pouco desenvolvimento de alunos brasileiros em Matemática, apontando o Brasil como um dos últimos países no ranking mundial. As dificuldades com a disciplina são grandes na escola, destacando-se como uma disciplina pouco inclusiva aos alunos. O objetivo deste trabalho é apresentar dados obtidos em pesquisa realizada em colégio público estadual do Rio de Janeiro, na qual quatro alunos deram depoimentos espontâneos sobre o que pensam do ensino de Matemática na escola. Os depoimentos foram gravados em vídeo e posteriormente transcritos. O depoimento foi dado por duas alunas e dois alunos que cursavam respectivamente o 2º e o 3º ano do Ensino Médio que se voluntariam a dar um depoimento. Foi realizada então uma pesquisa qualitativa com análise de conteúdo e os resultados obtidos mostram que os alunos almejam um ensino mais prático na escola, sugerindo a necessidade de mudanças no ensino na disciplina, o que nos leva a pensar em uma melhor formação do professor.

 

   
Anexos:
Área do Conhecimento: Ciências Humanas

Campo de pesquisa ou Curso:

Educação
Instituição: UFRJ - RJ
Palavras-Chave:
Mesa (1): Adriana Oliveira Bernardes
Mesa (2): Silvane Aparecida Gomes
Mesa (3):

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF uead matematica.pdf
Versão revisada:

 Slides:

Autores Ativos:

Adriana Oliveira Bernardes

Coordenador de Mesa Anotador:  Silvane A Gomes

Código: Grupo:

Avaliações: Documento PDF A percepção de alunos do ensino medio da matematica ensinada na escola uma análise a partir de depoimentos.pdf

Aprovado

AO Adicionado em quinta, 15 out 2020, 20:37 Modificado em quinta, 5 nov 2020, 22:13