CONFERÊNCIA CONVIDADA A importância da inovação no ensino e aprendizagem de alunos bilíngues (Mariana Samos Bicalho Costa Furst) Artigos A cultura maker e o ensino de matemática e física (Rossi) Aplicação da mineração de dados: estudo de caso das caractéristicas dos alunos ingressantes na universidade federal rural do semiárido (Cancela, Alvim, Almeida, Sousa, Cancela) A influência das redes sociais digitais nas relações afetivas (Lessa) As tecnologias para serviço da dignidade humana na morte (Bragança, Paiva, Robles, Cabral) As tirinhas de Armandinho: uma relação de amor e ódio entre lovers e haters, através da fanpage anônima (Marinho) Avaliação de jogos digitais online e gratuitos para o aprendizado do léxico (Liska) Criação de Memes: Uma proposta de Sequência Didática (Pezarino; Silva; Caetano) Gamification na prática: problematizando sobre a estruturação de duas propostas didáticas aplicadas em sala de aula (Almeida, Caetano, Souza) Geografia na ponta dos dedos: metolodogias inclusivas para deficientes visuais (Araujo, Alvarenga) Jornalismo e dispositivos móveis: aspectos da mobilidade e das estruturas multiplataformas na produção e no consumo de notícias (Gutemberg) Juegos para hacer, ser e imaginar: enseñanza de español para ninõs mediada por las tecnologías digitales (Cardozo, Ourique) Letramento crítico em uma atividade de língua inglesa em uma escola do campo (Alves, Mendes) Língua falada, língua escrita e análise de corpora orais: breve revisão (Costa, Buzato) Linux: o sistema operacional de código aberto e o seu conceito de segurança (Cancela, Alvim, Almeida, Sousa, Cancela) Necessidade de regulamentação legal na dark web (Paiva, Bragança, Robles, Cabral) Novas tecnologias no ensino de astronomia: utilizando recursos midiáticos no estudo das constelações (Bernardes) O jornalismo audiovisual na era da internet: desafios e experiências (Gutemberg) O uso da plataforma pixton no ensino-aprendizagem de narrativas sobre herança monogêmica (Sperandio) Práticas pedagógicas inovadoras: considerações de experiências na educação profissional e tecnológica (Castaman, Tommasini, Bortoli, Vieira, Hoffmann) Realidade aumentada aplicada na reconstituição de momentos históricos (Souza, Deboçãn, Barros, Coelho, Melo) Scratch: possibilidades de uso de tecnologias digitais em sala de aula (Brochado, Hornink) Uso do ensino híbrido na educação profissional e tecnológica (Vieira, Castaman, Hoffmann, Tommasini, Peretti)