Formas de Participação

Site: Grupo Texto Livre
Curso: UEADSL 2022-1 Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre (concluído)
Livro: Formas de Participação
Impresso por: Usuário visitante
Data: terça, 3 dez 2024, 14:48

Descrição

Neste Livrinho descrevemos brevemente os requisitos, as tarefas e outros dados importantes sobre cada forma de participar do UEADSL.

Você pode participar do UEADSL de várias formas, conforme suas características e desejos. adrielhernandez-discobolux.pngA partir do momento em que é lançada uma nova edição do UEADSL, recebemos inscrições de:

  • Autores/alunos: estudantes de turmas cujo professor responsável (ou orientador) esteja participando da Comissão Científica da edição em curso;
  • Professores/Comissão Científica: professores que trazem seus alunos para participar do evento, seja para uma disciplina, seja por um Grupo de Pesquisa;
  • Coordenadores de Mesa/Pareceristas: Professores ou estudantes de Pós-Graduação que atuam moderando debates durante o evento e participam também de uma etapa avaliativa como parecerista;
  • Ouvintes: todos os interessados em participar do evento, atendendo ou não aos requisitos anteriores.

Além disso, o UEADSL conta com quatro palcos de debates:

  • Anfiteatro: voltado aos trabalhos de turmas de estudantes de graduação e/ou pós-graduação;
  • Feira de Saberes: espaço para apresentações de turmas do Ensino Médio, Fundamental e EJA;
  • Roda de Conversa : é o espaço desse evento destinado a aproximar educadores do Brasil e do Exterior interessados em:
    • Debates sobre questões atuais em educação e ensino
    • Práticas pedagógicas exitosas e desenvolvimento de projetos na educação formal e não-formal
    • Pedagogia PauloFreiriana
    • Cultura Livre
    • Conhecimento Aberto
    • Interdisciplinaridade
  • Teatro das Conferências: local de apresentação das conferências convidadas.

Os próximos capítulos do livro visam esclarecer detalhes sobre cada uma dessas formas e cada um desses espaços de participação.

=============================================

Créditos deste livro: Ana Matte / Elaine Teixeira / Fábio dos Santos Coradini

Concepção e realização: Ana Matte em 9 de agosto de 2018

Última revisão: 19 de julho de 2021

Revisores: Ana Matte / Fábio dos Santos Coradini

Creative Commons

Licença Creative Commons By Sa

"Ninguém é sujeito da autonomia de ninguém!", diria Paulo Freire. Paulo FreireO UEADSL é um conjunto de palcos nos quais a voz de cada um é ouvida e todas as vozes se cruzam com liberdade. Encontre aqui as formas pelas quais você pode participar deste evento que é um enorme recurso educacional aberto e dinâmico.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Coleção Leitura. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.

O UEADSL foi criado para o autor em formação, ou seja, um aluno que está preparando um trabalho de final de curso, buscando a compreensão da escrita acadêmica e suas peculiaridades, e principalmente, ao aluno que deseja ser autor da sua fala e se posicionar no mundo perante ela.catalarem-nerd-tux.png

Assim, este evento não aceita inscrições de autores que não estejam vinculados a um professor participante da Comissão Científica. Se você veio por indicação de seu professor, ele faz parte. Caso não faça, você pode sugerir a ele, professor ou orientador, que entre em contato conosco para participar, trazendo sua turma.

Basicamente, o aluno-autor participa em 7 etapas:

  1. Cadastro na plataforma de eventos e criação do perfil, com foto, instituição e minicurrículo. Quem já está cadastrado deve atualizar seus dados nessa etapa.
  2. Escrita do trabalho em etapas definidas pelo professor, em ambiente digital ou não, conforme combinado com ele.
  3. Submissão da versão completa do trabalho para avaliação de pareceristas externos.
  4. atualização do trabalho conforme o parecer recebido.
  5. Submissão do trabalho formatado para os Anais.
  6. Debate com o público nos dias do evento, necessário para recebimento de certificado de apresentação de trabalho.
  7. Debate com o público e autores de outros trabalhos; precisa participar em, pelo menos, 4 trabalhos diferentes além do seu para receber certificado de 30h de participação.

Seguindo essas etapas, além de notas ou outros créditos concedidos diretamente pelo professor, o autor receberá um certificado de apresentação de trabalho em evento nacional, um certificado de 30h de participação e terá uma publicação de trabalho completo em Anais, que poderá ser referida no seu Currículo Lattes.

Tão ou mais importante é a oportunidade de apresentar um trabalho de sua autoria para um público nacional e interessado, tanto na temática do trabalho, quanto em contribuir positivamente para o seu crescimento.

brunocb-charlie-chaplin-tux.pngTodos os trabalhos apresentados possuem pelo menos um Coordenador de Mesa interno, membro da Comissão Científica. Você também pode participar como Coordenador de Mesa externo, com o papel de estimular e elevar o nível do debate do trabalho sob sua responsabilidade. A atuação deve acontecer nos dias do evento, em especial nos dias em que o trabalho aparece em foco na programação. Receberá por essa atuação, um certificado relativo a cada mesa coordenada.

Além disso, em uma semana previamente indicada no quadro de datas importantes, o Coordenador de Mesa atua como segundo parecerista dos trabalhos de cuja mesa vai participar. Em relação a essa tarefa, receberá um certificado indicando o número de pareceres emitidos.

Para ser Coordenador de Mesa, é necessário atender a um dos seguintes requisitos: ser professor em exercício ou aposentado ou ser pesquisador com nível de mestrando ou superior. Se você atende a esses requisitos e deseja participar, por favor acompanhe as nossas divulgações sobre a programa para o evento do semestre. Muitas das divulgações são realizadas pelas nossas redes sociais: Facebook : @ueadsl.ufmg / Instagram: @ueadsl.ufmg / Linktr.ee: ueadsl.ufmg

Quem participa do UEADSL como professor ou orientador traz a sua turma de alunos e utiliza as etapas de produção do artigo (resumo, minicurrículo e artigo) e o evento em si, que ocorre em uma semana específica de junho ou novembro (de acordo com o semestre da edição), como uma ferramenta didática para a sua disciplina. O evento possui uma metodologia de correção própria e dá suporte aos professores e alunos em todas as etapas. Professores e alunos de todas as áreas são bem vinfatux-neo-tux-matrix.pngdos. Mais informações são fornecidas durante o curso de capacitação, mas, se quiser esclarecer alguma dúvida específica, envie um e-mail para ueadsl.sec@textolivre.pro.br .

Professores que desejarem trazer a sua turma de alunos apenas como ouvintes devem orientá-los a seguir as instruções do capítulo sobre a participação de ouvintes.

Para participar, o primeiro passo é fazer sua pré-inscrição como professor na edição desejada, cujos links estão disponíveis na página inicial do site ou na categoria UEADSL.

Quem participa do UEADSL como ouvinte faz a sua inscrição (sempre gratuita!) e, na semana do evento, comenta no fórum apropriado (Anfiteatro, Feira de Saberes, Roda de Conversa  ou Teatro de Conferências) os artigos produzidos no semestre atual.fcys14-tux-travolta.png

A certificação do evento será de 30 horas e, terá direito a ele quem atender os seguintes critérios:

- cada participante terá que contribuir com, no mínimo, 10 comentários pertinentes e relevantes distribuídos pelos palcos do evento nos mais diversos trabalhos apresentados no evento durante os dias do evento (de 4 a 10/09/2021); e

                        - assistir a todas as apresentações do Teatro das Conferências (quando houver) ou Feira dos Saberes (quando houver relatos de professores em podcast e vídeos) para que assim realmente possamos prestigiar os nossos professores convidados.

  • Para se inscrever no evento e realizar comentários sobre os trabalhos, acesse a página inicial da plataforma e clique no link de inscrição: https://eventos.textolivre.org

Qualquer dúvida, entre em contato via ueadsl.sec@textolivre.org