A influência das redes sociais e seu papel na sociedade

Com base nos textos disponibilizados pela disciplina de Produção de Textos, juntamente com as pesquisas realizadas na internet, este artigo tem como objetivo apresentar as mudanças causadas na sociedade através das redes sociais.
Ativismo on-line; opinião publica; mídia; poder; redes sociais; política; informação; banalização; bullying; racismo; discriminação; softwares livres; meios de controle; cibercrimes; censura; direitos autorais;
Autores: Arthur de Alvarenga Barros
Michelle Fernanda Alves do Carmo
Rafaela Luiza da Silva

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

15 thoughts on “A influência das redes sociais e seu papel na sociedade

  1. As redes sociais realmente causaram uma mudança de comportamento significativa na nossa sociedade. É fundamental, então, que pensemos em como agimos no espaço virtual para não corrermos o risco de prejudicar alguém ou até a nós mesmos.

  2. A falta de ética nas redes sociais não atinge somente celebridades: todos se sentem no direito de publicar no Facebook fotografias em que aparecem outras pessoas, sem pedir autorização a elas. Publicam, inclusive, fotos em que há pessoas que nem sequer conhecem. Acho que todos deveriam refletir a respeito, especialmente os jovens, maior público usuário de Facebook e afins. É uma questão de ética.
    Parabéns pelo trabalho.

    • Obrigada pelo comentário!
      Acreditamos que realmente deve haver uma maior concientização quanto á forma de se utilizar as redes sociais para que não prejudiquemos aos outros e a nós mesmos.

  3. Prezados,

    Gostei muito do artigo. Achei o tema muito relevante para os dias de hoje, em que as redes sociais chegaram para dominar. Gostaria de saber, como vocês acham possível controlar os cibercrimes?
    Parabéns pelo trabalho!

    • Atualmente existem setores especiais da policia que trabalham exclusivamente com esse tipo de crime. Entretanto acredito que, mesmo sendo muito competentes, o volume de ocorrências é muito grande em, relacão ao numero de pessoas empenhadas ao combate dos crimes. Portanto acredito que deva haver maior investimento por parte do poder publico para recrutar e capacitar mais pessoal. Além disso deve-se fazer esforços para que haja um trabalho em conjunto, nacional e internacionalmente, com setores de policia envolvidos com cibercrimes.

    • Atualmente, existem setores especiais da policia que trabalham exclusivamente com esse tipo de crime. Entretanto, acredito que, mesmo sendo muito competentes, o volume de ocorrências é muito grande em relacão ao numero de pessoas empenhadas no combate aos crimes. Portanto, acredito que deva haver investimento por parte do poder publico para recrutar e capacitar mais pessoal. Além disso, devem-se fazer esforços para que haja um trabalho em conjunto, nacional e internacionalmente, com setores de policia envolvidos com cibercrimes.

  4. Achei muito interessante o artigo que vocês fizeram. O assunto abordado está em alta atualmente, assim como suas consequências na sociedade. Todos sabemos que a internet tem seus inúmeros pontos positivos, porém também tem vários negativos. Na opinião de vocês, a que se atribui esses diversos pontos negativos que a internet apresenta? Seria uma consequência do mau uso dos usuários?

    • Obrigada pelo comentário Paula.
      Eu acredito que a internet dá a impressão de “liberdade” para as pessoas. Utilizar essa liberdade de forma correta ou maléfica depende da postura de quem a utiliza.
      Assim, o mau uso da internet por parte dos usuários acaba agravando os pontos negativos já existentes devido a questões que nós não podemos controlar.

  5. Prezados autores,

    Gostei muito da temática e da explanação de vcs.
    Parabéns pelo trabalho!

    Att;
    Márcia Nascimento.

    • Obrigada Márcia!
      Espero que nosso artigo tenha, de alguma forma, causado uma reflexão nos leitores.

      Att,
      MICHELLE FERNANDA.

  6. Obrigada a todos.
    É importante estabelecer limites nas redes sociais e isso deve partir, principalmente do próprio internauta.

  7. Prezados,
    Muito bom este artigo.
    Concordo que é necessário que as pessoas reflitam sobre o uso das redes sociais. Se “nós” usuários parássemos para pensar antes de publicar uma foto ou escrever comentários e informações pessoais na rede, muitos problemas poderiam ser evitados.

  8. Parabéns pelo artigo!
    Discute um assunto muito polêmico e atual.
    Muitos usam a internet, como o redes sociais, de forma inconsequente. E muitas vezes de forma inocente. Temos que prestar mais atenção no que estamos fazendo e publicando na internet.

  9. Prezados autores,
    Gostaria de parabenizá-los por optarem por um tema de tamanha influência na vida em sociedade no século XXI. A abordagem da importância política das redes sociais merece destaque pela sua enorme relevância. A apresentação dos cibercrimes também é muito interessante. Porém, questiono um pequeno ponto do artigo: o compartilhamento de produtos intelectuais é apresentado em uma parte do texto reservada aos aspectos negativos das redes. Assim, nota-se certa contradição quanto à questão da cultura livre. Qual a opinião do grupo sobre isso?
    Cordialmente,
    Amanda Teixeira Karez

  10. O tema é bastante pertinente e a abordagem no artigo foi interessante, os principais pontos foram bem tratados e me causou a reflexão a respeito do assunto de um modo geral, mas principalmente a respeito do uso das redes sociais.