A importância da EAD para o desenvolvimento profissional no ensino superior

O presente artigo visa discutir a importância da educação a distância no ensino superior para o desenvolvimento de profissionais de qualidade com atuação direta no mercado de trabalho nas mais diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, procurar-se-á discutir, as possibilidades, as limitações e a relevância da EAD para o ensino superior
Autores: Larissa Horrara de Almeida: larissahorrara em gmail.com
Luiz Fernando de Carvalho: lufecarva em gmail.com
Liliane Oliveira Palhares da Silva: lili_palhares em hotmail.com
Janaína Batista da Silva: nainaxy em hotmail.com
Luciana Paula de Assis: lucianassis em yahoo.com.br
Leonardo Lopes: leobichogrilo em hotmail.com

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

8 thoughts on “A importância da EAD para o desenvolvimento profissional no ensino superior

  1. Texto claro, bem escrito, porém poderia ter sido um pouco mais original.
    Observem que há referências não citadas no texto.
    Abraços

  2. O Brasil já tem muitos problemas com o ensino presencial, e este, é considerado o mais eficaz no momento. A cultura brasileira ainda é deficiente no ponto de:
    - organizar o próprio tempo
    - habilidade de leitura
    - escrita e interpretação
    - e domínio de tecnologia,
    como foi citado no artigo.
    Acham mesmo que, os estudantes brasileiros estão prontos para enfrentar esse método de ensino? pq?

  3. Em certa altura o trabalho afirma que algumas das dificuldades mais encontradas na EAD, como a evasão e o fechamento de cursos, são fruto da “falta de infra-estrutura, falta de instrução e de autonomia do aluno ao longo do curso à distância” (p.2). De fato, esses são problemas recorrentes, porém, estão mais ligados às práticas pedagógicas desenvolvidas nesta modalidade, ainda dissonantes do estilo de aprendizagem dos seus alunos.

  4. O artigo levanta questões pertinentes ao refletir sobre a importância da EaD para o aprimoramento profissional. Interessante analisar os aspectos positivos e negativos dessa modalidade de ensino. Além de abordar uma temática relevante, o texto foi desenvolvido de forma clara e consistente.
    Bom trabalho!

    Considerando a importância da EaD, bem como os desafio que enfrenta, como vocês vêm as disciplinas onlines, que vocês têm conhecimento, ofertadas na UFMG?

    Quais soluções poderiam ser apontadas para que os desafios que a EaD tem enfrentado atualmente sejam superados?

  5. Cesar Augusto,

    Muito obrigada pela participação!

    Em resposta a sua pergunta, acredito que não só os estudantes Brasileiros estão prontos para essa modalidade de ensino, mas qualquer estudante do mundo, em que seja possível acessar um computador na universidade.

    Concordo nos aspectos que você citou, realmente não é todo mundo que consegue fazer tudo isso que você citou, mas quando o estudante está disposto em investir no seu futuro e, talvez, a modalidade a distância seja a única que ele consiga acessar, ele vai sim conseguir se organizar melhor e procurar a ajuda necessária para obter a melhor formação possível.

  6. Michelymara,

    Muito obrigada pela participação!

    Em resposta a sua pergunta, acredito que as disciplinas em modalidade a distância ofertadas pela UFMG tem evoluido muito. Essa é a quinta matéria que eu faço nessa modalidade e houve diferenças de metodologia em todas, mas sempre com o mesmo objetivo: que o aluno aprendesse a ser autônomo, organizando o seu tempo e procurando a ajuda necessária da melhor forma possível.

    Como soluções para vencer os desafios da EDA seria explicar melhor aos candidatos como funciona essa modalidade e da responsabilidade e autonomia que eles deveram ter durante o curso ao desenvolver as atividades. Os cursos devem disponibilizar um bom material didático que seja mais auto-explicativo com muitos exemplos e detalhes que em outros livros comuns não tem.

    Além disso, o acesso ao sistema online constante pelo professor da disciplina, juntamente, com monitores é de fundamental importância, para acompanhar os alunos com maiores dificuldades. É interessante, também, que sejam marcadas aulas presenciais para tirar dúvidas com o professor e monitores para que os alunos tenham um bom desempenho nas provas.

  7. Boa tarde pessoal,

    Concordo com o artigo ao dizer que a grande dificuldade da implementação do EAD está na dedicação dos alunos. Eu acredito que qualquer pessoa com força de vontade consegue aprender qualquer coisa se tiver material didático para isso. O EAD é apenas uma ferramenta para contribuir com este aprendizado, mas sem o esforço do aluno, não adianta nada.

  8. Isso mesmkço, Marco!

    Pensamos que a educação à distância é uma modalidade de ensino que tem ganhado cada vez mais espaço na sociedade atual. Entretanto, se não cuidarmos para que sua implatação seja de forma efetiva, muitos dos problemas que ainda encontramos na educação regular continuarão a se repetir. Infelizmente!

    Obrigado pela participação.