O papel das comunidades virtuais na educação à distância

As comunidades virtuais têm um importante papel na educação à distância no cenário mundial atual. Elas são meios eficientes de socialização, troca de informações, estabelecimento de contato entre funcionário e empresa e entre pessoas territorialmente separadas. Surgidas com o início da popularização da internet, elas são fruto da colaboração entre usuários e podem apresentar diferentes finalidades que são familiares, de trabalho, educacionais, de divertimento, espirituais, políticas, etc. Enfrentam problemas tais como mau uso dos usuários que utilizam esses meios como forma de vinculação de pornografia, pedofilia e discriminação e também confiabilidade de informações que muitas vezes são incorretas ou imprecisas, cabendo ao usuário, através do bom-senso, filtrá-las.

Autores: Laís M M Chaves

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

10 thoughts on “O papel das comunidades virtuais na educação à distância

  1. Gostei do artigo mostrando a importancia das comunidades virtuais principalmente nesse meio acadêmico nesse período de inclusão digital.

  2. Parabéns, Laís, pela discussão. Acho que é muito válida no contexto atual. Realmente, no meio acadêmico, as comunidades virtuais facilitam a discussão, a difusão de conhecimento, a troca de informação e de pesquisas, assim como de produções. Senti falta, porém, de uma conclusão um pouco mais crítica. Você acabou falando pouco sobre como as comunidades virtuais podem ser incentivadas e difundidas, principalmente dentro das universidades. Será que explorar a questão da educação à distância não seria um caminho?

    Procure também embasar melhor seu trabalho com bibliografias, assim como separar em seções para que os assuntos fiquem mais organizados. O texto não deixou de estar coeso, mas, mesmo apreciando tudo o que está escrito, ele poderia estar mais rico.

  3. Pessoal,
    Obrigada pelos comentários. É sempre bom saber onde erramos para que possamos corrigir na próxima vez.

  4. Achei o artigo interessante porque para mim sempre que se fala em comunidade virtual eu pensava só em Orkut, Facebook… essas coisas, onde o proposito é apenas o lazer. É sempre interessante aprender novas formas de se empregar coisas que temos contato a todo momento…

  5. Oi, que bom alguém falar da importância das comunidades. Elas são ferramentas ótimas em muitas disciplinas, faço uma máteria com a Professora Delaine Cafiero em que utilizamos muito esse recurso das comunidade que conseguimos criar no MOODLE. A discussão é muito produtiva e discutimos as produções dos colegas no ambiente virtual.
    Essa facilidade é muito boa justamente pelos motivos que você colocou no artigo: a distância geografica e outra seria a disponibilidade de cada um.
    Ótimo artigo.

  6. Realmente como os outros participantes colocaram, esta é uma discussão interessante, já que as comunidades virtuais vêm trazendo uma nova forma de interação entre os indivíduos da sociedade. É bom saber que este recurso tem sido aproveitado como meio para troca de conhecimento na educação e auxiliando na inclusão digital.
    Parabéns a autora pela abordagem!

  7. Interessante a discussão abordada pelo artigo. A pesquisa entre essas comunidades pode, inclusive, servir de auxiliar na coleta de dados de alguma pesquisa acadêmica. Já é possível ver exemplos desta natureza. É uma área que pode ser aprofundada.

  8. Laís, seu artigo tem um tema muito relevante. As comunidades virtuais fazem parte do nosso dia a dia. Eu as utilizo muito para lazer: comunidades do orkut sobre futebol, seriados, etc e também como ferramenta de auxílio na resoluções de problemas de computador. Além disso, também já recorri a elas para obter informações técnincas para trabalhos acadêmicos.

  9. É interessante notar que sites de relacionamentos, utilizados por muitos apenas para o lazer, podem ter um papel de difusao de conhecimento e troca de idéias. Nós, que temos a oficina de produção de textos online,já recorremos à essas comunidades para a realização de trabalhos academicos e foi uma experiencia muito enriquecedora. Realmente é uma área que pode e deve ser aprofundada.

  10. Devemos utilizar de todos as opçoes disponiveis para que o ensino chegue a todos os intereçados, e sem duvida que devemos utilizar desta otima ferramenta de comunicaçao entre as pessoas.
    parabens pelo artigo