mai 16

ACTA um acordo internacional contra a pirataria

Apesar da vitória do SOPA (Stop Online Piracy Act) e do PIPA (Protect IP Act), o ACTA (Anti-Counterfeiting Trade Agreement) ainda não possui nenhum efeito legal. O ACTA se trata de um acordo internacional que visa padronizar o monitoramento e punição para violação de direitos autorais, tanto no âmbito físico (CDs e DVDs piratas) quanto via internet. Apesar de ter sido assinado por vários países e 22 Estados-membros, o ACTA precisa da assinatura de mais 6 estados, caso isso não ocorra ele pode ter todo o apoio possível mas não entrará em vigência.
Autores: Daiane Tavares de Oliveira
Jéssica Matias da Luz
Edna Maria do Carmo Rodrigues
Juliana Patrícia da Silva Osório
Giselle Mara Teixeira Reis
Marília Soares Elias

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

mai 14

Disciplinas EAD para graduandos da engenharia

No meio acadêmico das escolas de Engenharia, o foco dos alunos está sempre na formação exata. A formatação de currículos com cargas obrigatórias de disciplinas eletivas causam uma demanda por matérias de focos difusos daqueles que tais alunos são doutrinados a aprender desde o início da sua carreira acadêmica. Em caminho inverso, a oferta cada vez maior de cursos à distância encontram demanda nestes alunos, que tem grande tendência em considerar estas disciplinas como oportunidades para interagirem o mínimo com uma comunidade tão diferente. O real aprendizado está, então, associado não só ao conteúdo ministrado, mas também à nova experiência online. Este trabalho irá discutir a influência destas perspectivas no aprendizado como um todo e tentar concluir porque, de fato, há grande interesse na proposta da EAD dentro da universidade de engenharia.
Autores: Rafael Adriano Guimarães dos Reis
Raissa Limeres Moreira

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

mai 06

ACTA: sim aos direitos autorais e não à liberdade de expressão

Será tratado da real abrangência do ACTA, que é a sigla de Anti-Counterfeiting Trade Agreement.

Resumo: O presente trabalho busca analisar e elucidar os efeitos que a aprovação do ACTA, ou Anti-Counterfeiting Trade Agreement (Acordo de Comércio Anti-Contrafação), atualmente em tramitação no Parlamento Europeu, traria para a liberdade de expressão e compartilhamento de informação pela internet. Através dos exemplos aqui descritos e contidos ao longo do artigo, demonstra-se que este acordo limitará de forma, nunca antes vista, a liberdade de expressão da população mundial. A internet, que se tornou um meio de comunicação livre e aberta entre milhares de pessoas ao redor do globo, perderá essa sua principal característica e com isso perde-se a liberdade de expressão, algo que deveria ser um direito de todo cidadão.

Autores: Luiz Melk de Carvalho
Leonardo Ferreira Silva
Diogenes Malaquias Sousa
Marcela Baccarini Pacifico
José Silvério Duraes
Bruna Caldeira Brant

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

mar 29

Comissões 2011.2

Comissão Organizadora 2011.2:

Ana Cristina Fricke Matte (coordenação)

Carlos Henrique Silva de Castro

Daniele de Oliveira

Emanoela Cristina Lima

Mariana Bicalho

Renise Cristina Santos

Equipe de apoio e secretaria:

Fabiane Leal

Michely Werneck

Eclésio Giovanni Fatima Silva

Thalita de Almeida

Denise Rodrigues

Francine Andrade

Comitê Científico  2011.2:

Ana Cristina Fricke Matte

Ana Paula Queiroz

Carlos Henrique Silva de Castro

Daniele de Oliveira

Daniervelin Renata Marques Pereira

Denise Rodrigues

Eclésio Giovanni Fatima Silva

Emanoela Cristina Lima

Fabiane Leal

Francine Andrade

Mariana Bicalho

Michely Werneck

Renise Cristina Santos

Thalita de Almeida

Equipe técnica:

Hugo Leonardo Canalli (coord.)

Adriel Almeida

Rafael Damásio

Ícaro Silva

nov 06

15 anos de KDE – 14h

A palestra vai abordar os 15 anos do KDE, que foram completados no último dia 14/10. O KDE é uma das maiores comunidades de software livre e esta palestra descreve a comunidade e sua história.

Começando Pequeno
Ainda me lembro da primeira vez que acessei o site do KDE, na época eu era estudante do segundo ano de Ciência da Computação na UFMG. O ano era 1997 e o KDE não havia completado um ano de existência. Naquela época praticamente toda semana saía um snapshot do código fonte e eu ficava ansioso para compilá-lo e testar as novidades. O que mais gostava no KDE era o fato de os programas serem integrados entre si, inclusive com a mesma aparência, o que gerava uma sensação de consistência que não se via em outros desktops da época.
14 de outubro de 1996 é considerada a data de nascimento do KDE. Nesta data Matthias Ettrich enviou uma mensagem para o grupo Usenet de.comp.os.linux.misc anunciando sua intenção de criar um desktop bonito e fácil de usar. (leia mais no artigo completo)
Autores: Lamarque V. Souza: lamarque em kde.org

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

nov 03

O Computador e as mudanças na forma de escrever

O computador é uma ferramenta poderosa que mudou a vida humana em vários aspectos. Dentre elas a forma de se comunicar globalmente e como o conhecimento humano é gerido e repassado as pessoas. Mas não foram só esses itens que sofreram grandes mudanças. A produção textual também sofreu impactos relevantes dessa modernidade. Atualmente um número muito maior de pessoas tem acesso a produzir e publicar para milhões de pessoas ao redor do mundo seus pensamentos e textos de todos os tipos.
Autores: Daniel Henrique Gonçalves: danielgrampola em hotmail.com

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

nov 03

Software livre e sua influência na formação de profissionais

Resumo: O desenvolvimento tecnológico abre portas para a criação de softwares cada vez maisúteis, softwares esses que podem ajudar na aprendizagem e na formação de profissionais. Porem o acesso a alguns é bem difícil, reduzindo assim a possibilidade de métodos de aprendizagem de um estudante. Em contra posto temos os softwares livres que vem ajudando muito na formação de bons profissionais e conseguentemente trazendo desenvolvimento.
Autores: Pedro Henrique Tiradentes Martins: espermatozoidex em hotmail.com

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

nov 03

O Software livre e sua aplicacao no turismo. Estudo de caso: SETERRA.

Este trabalho pretende mostrar a funcionalidade do Software livre SETERRA no curso de turismo e como a sua aplicacao pode ser feita.
Seterra é um programa de geografia, com 70 exercícios diferentes, sobre países, cidades, estados, bandeiras, etc.
Palavras chave: SETERRA, TURISMO, SOFTWARE LIVRE.
Autores: MARIANA AVILA DE ARAUJO: avila_mari87 em hotmail.com

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

nov 03

Ferramenta para auxilio ao EAD baseada em código livre

Este trabalho apresenta a ferramenta LearnLoop no domínio dos softwares de auxí­lio ao ensino a  distância. O LearnLoop é um projeto de código livre que visa o suporte a um ambiente colaborativo entre alunos e professores. Com o objetivo de mensurar a aceitação da ferramenta por parte dos alunos, foram feitas entrevistas com estudantes do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. Por fim, os resultados coletados foram analisados.

Palavras-chave: EAD; Educação a  Distância; LearnLoop; Software Livre.

Autores: Luiz Gustavo da Fonseca Ferreira: lgustavo.fonseca em gmail.com
Rafael Salvio Martins: rafael.salvio em gmail.com
Geraldo Ribeiro Franciscani Júnior: gfranciscani em gmail.com

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

nov 03

O que é educação a distância

Educação a Distância um novo jeito de estudar, quando as vezes você não possui tempo e nem disponibilidade de estar em uma faculdade todos os dias.
Autores: Kíssila Moreira Coutinho: kissila.aqua em hotmail.com
Karina Cotoschi de Abreu: cotoschi.karina32 em gmail.com
Camila Cecília de Sousa: camila_cecilia em ymail.com­
Túlio Pacheco Boaventura: kissilage em hotmail.com

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui