mar 20

Comissão Organizadora 2014.2

Comissão Organizadora 2014.2:

Ana Cristina Fricke Matte (coordenação)

Agda Mendonça

Carlos Henrique Silva de Castro

Eclésio Giovanni Fatima Silva

Elisson Ferreira Morato

Hortência Clara de Amorim

Romeu Menezes

Thalita de Almeida

Comitê Científico  2014.2:

Ana Cristina Fricke Matte (coordenação)

Aline Resende Pereira Marinho

Carlos Henrique Silva de Castro

Daniervelin Renata Marques Pereira

Elisson Ferreira Morato

Hortência Clara de Amorim

Isabel Cristina Coimbra Diniz

Marcos Egito

Marcus Valadares

Romeu Menezes

Simone Garófalo

Wilkens Lenon Silva de Andrade

Equipe técnica:

Hugo Leonardo Canalli (coord.)

Leonardo Freitas

nov 17

A divulgação pessoal instantânea no facebook

A palestra tem como objetivo apresentar uma novidade que tem ocorrido com frequência nas redes sociais: a exposição da própria vida. Com o acesso facilitado à internet, e munidos de um celular com câmera, pessoas comuns postam, em suas contas, fotos de seus momentos públicos e particulares. E isso é feito de forma imediata, seja no twitter, instagram, facebook, whats app. À luz da Semiótica, em especial no nível narrativo do percurso gerativo de sentido, vamos debater sobre essas exposições, que são consideradas textos. A proposta é responder às seguintes questões, por meio das quais investigaremos o funcionamento da sintaxe e da semântica narrativa, como: Qual é a modalização do agente? Qual é o seu poder/querer ao fazer as postagens? Como se dá cada etapa do programa narrativo nessa relação entre usuários virtuais?
Autores: Sandra Rocha Ribeiro
Aline Furst Akar
Daniela Paula Cardoso



Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

nov 17

Escolha o melhor trabalho do ueadsl2014.2 para que este receba Menção Honrosa

Nesta edição do UEADSL serão escolhidos, pelo voto do público e avaliação da Comissão Científica, os 3 melhores trabalhos que receberão Menção Honrosa.

Deixe aqui seu voto, no qual deve aparecer o título e o link da proposta que você considera a melhor.

A divulgação dos  vencedores deve acontecer na sexta-feira, portanto a votação será encerrada na noite de quinta-feira.

Obrigada pela participação!

Cordialmente,

Comissão Organizadora UEADSL2014.2

nov 17

Da mídia impressa ao hipertexto: o uso do blog, vídeo e editor de histótria em quadrinhos como estratégia de leitura e escrita

RESUMO: O presente estudo tem como objetivo abordar experiências didático-pedagógicas em leitura e escrita de alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Emílio Alves Nunes, situada no município de Herveiras, interior do Rio Grande do Sul, a partir de textos manipulados em ambientes virtuais chamado de hipertextos exemplificados através do uso do Blog, Vídeo e um editor de história em quadrinhos. Como metodologia e desenvolvimento criou-se uma oficina de textos no turno inverso em que participaram voluntariamente alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental embasado por três planos de aulas em leitura e produção textual confeccionados em meio impresso (copiado nos cadernos) e aplicada em meio digital (computador, filmadora e conexão pela internet) para os alunos no laboratório de informática. Conclui-se nessa pesquisa a estratégia promovida pelo professor em fazer os estudantes ficarem mais atraídos e competentes nas práticas de leitura e produção textual da disciplina de língua portuguesa.
Autor: Juliano Paines Martins (PPGL/UNISC e PROSUP/CAPES)
Adriana Soares Pereira

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

Este trabalho recebeu MENÇÃO HONROSA no UEADSL2014.2!

nov 14

Como Pesquisar em mídias interativas?

O propósito deste estudo é discutir os procedimentos e metodologias utilizadas para fazer pesquisa em mídias interativas. Pretendo trazer uma breve definição de metodologia de pesquisa, de mídias e interatividade e por fim trazer uma reflexão e provocar no leitor o censo critico quando se referir a pesquisa em novas mídias.

Autores: Wellyelton Gualberto de Brito Rodrigues, Márcio Costa de Oliveira
Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

nov 10

Análise semiótica sobre a perspectiva do Nível Fundamental do Texto Sintonia Mundial

Nosso trabalho tem como intuito investigar as incidências da teoria semiótica no artigo Sintonia Mundial (2006). O objetivo do nosso trabalho é analisar como são aplicados os elementos da Semiótica por meio do texto. A metodologia constituiu do levantamento de palavras chaves que apresentam significância na análise Semiótica. Nosso embasamento teórico, apoiamo-nos nos conceitos de Lara Proença (2012). Serão divulgados os resultados da investigação que apontam as diversas maneiras de avaliar o corpus localizando e identificando a função dos mecanismos semióticos.
Palavras chave: Software livre, escravidão, novo, licença, privado, publico, estratégia, empresas, investimento.
Autores: Maria de Fatima Santos Cabral
Wagner Mendes Bolina
Bárbara Cristina Pacheco Rezende



Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

nov 07

As affordances motivacionais da gamificação na EAD

A gamificação não é um gênero de jogo. Ela é um conceito que usa/compartilha das técnicas do design e da mecânica dos games em contextos de não-jogo para engajar as pessoas em uma experiência lúdica e divertida. Esta palestra tem por objetivo discutir as affordances motivacionais da gamificação para a aprendizagem na EAD. Os principais tópicos a serem discutidos neste estudo são: o uso de ranking, pontuação e medalhas coo forma de estimular os sujeitos em processos de aprendizagem e noções sobre motivação intrínseca e extrínseca.
Autores: Gerson Bruno Forgiarini de Quadros

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

Este trabalho recebeu MENÇÃO HONROSA no UEADSL2014.2!

nov 03

Os impactos do Software Livre na educacão

Com o avanço tecnológico em ritmo acelerado nos dias de hoje, percebe-se uma necessidade de atualização para que consigamos acompanhar as novidades tecnológicas, pois a cada versão de um hardware e software dita-se um novo paradigma de seu uso. Com base nessa necessidade nós, usuários, temos que estar sempre atualizados para que possamos acompanhar o mercado de trabalho, os meios educacionais e todas as questões sociais e comunicativas.
Relacionado a questões educativas, o Software Livre tem ganhado destaque na área pedagógica fazendo com que vários projetos utilizem-no como sua principal ferramenta educacional, pois o mesmo tem diversas vantagens como: custo, implementação, manutenção, customização das ferramentas para as diversas necessidades, liberdade de transição de ferramentas entre outras. Essa iniciativa gera um impacto, e esse impacto é o objeto de estudo de nossa pesquisa.
Autores: Paulo Roberto Boss Junior
Melina Gonçalves Almeida
Felipe Fernandes da Silva

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

Este trabalho recebeu MENÇÃO HONROSA no UEADSL2014.2!

nov 03

Cultura Livre sob a perspectiva do Copyright e sua legislação

A proposta desse trabalho é analisar a prática de Cultura Livre sob a perspectiva do Copyright e sua legislação. Pretendemos utilizar como recorte os sites que disponibilizam downloads de obras literárias, músicas, artigos científicos e filmes sem autorização dos autores das obras. Com o objetivo de discutir a questão dos direitos autorais versus liberdade de expressão.
Autores: Camila Oliveira Leandro Macedo
Ricardo da Silveira Gonçalves Santos
Marina Costa Marçal de Moraes

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui