jun 13

Escolha o melhor trabalho do UEADSL2015.1 para que este receba Menção Honrosa

Nesta edição do UEADSL serão escolhidos, pelo voto do público e avaliação da Comissão Científica, os 5 melhores trabalhos que receberão Menção Honrosa.

Deixe aqui seu voto, no qual deve aparecer o título e o link da proposta que você considera a melhor. Você pode usar o comentário com seu voto para divulgar o trabalho escolhido, estimulando outros participantes a votarem nele.

A divulgação dos  vencedores deve acontecer na sexta-feira, portanto a votação será encerrada na noite de quinta-feira.

Obrigada pela participação!

Cordialmente,

Comissão Organizadora UEADSL2015.1

jun 10

Conhecendo as Ações de Educação a Distância da UFMG

Nas últimas décadas, a UFMG vem atuando em diversos projetos de Educação a Distância (EaD), que incluem atividades de ensino, pesquisa e extensão. No intuito de dar maior visibilidade às ações vinculadas ao Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED/UFMG) será apresentado um panorama da EaD no cenário nacional e no âmbito da UFMG. Espera-se que tais informações possam subsidiar a discussão de uma política de EaD na universidade que atenda à demanda por novos cursos e fortaleça a convergência do ensino presencial e a distância.
Autores: Wagner José Corradi Barbosa

Assista a VIDEOCONFERÊNCIA aqui

jun 05

O dicionário online de língua como importante recurso didático

O dicionário de língua é o acervo de registro do léxico, dotado de critérios e sistematizações para a catalogação e o acomodamento das entradas e definições que nele estão presentes. No âmbito escolar, sua importância vem ganhando espaço à medida que aumenta a preocupação com o ensino do léxico. Neste trabalho, destacamos seis dicionários de livre acesso na internet e, com o uso deles, propomos atividades educacionais que vão além do livro didático, explorando as palavras, suas formações e seus sentidos.

Palavras-chave: dicionário online; dicionário de língua; ensino do léxico.
Autores: Geraldo Jose Rodrigues Liska

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

jun 04

Descrição de algumas atividades utilizando o celular em aulas de inglês

O uso de celulares, smart phones, tablets, gadgets em geral, juntamente com a internet e as redes sociais têm se tornado cada vez mais populares nos últimos anos, principalmente entre adolescentes e jovens, que chegam a ficar boa parte do tempo acessando esses aparelhos e suas funções para diferentes fins. Dessa forma, é comum a crítica de que o uso dessas ferramentas é prejudicial para estudantes, uma vez que são vistas como distractors que propiciam a falta de interesse dos estudantes por outras atividades. Diante dessa realidade se faz necessário pensar sobre as possibilidades de utilização de tais recursos na entrega do conhecimento ou até mesmo como motivadores. Este artigo pretende narrar algumas atividades (ou tentativas dessas) que lançaram mão desses recursos em sala de aula e como os alunos responderam às mesmas.
Palavras-chave: educação, tecnologias da educação, celular na educação, internet

Autores: Maíra Portugal

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

jun 03

Letramento Digital: competências e habilidades para navegação em rede

A discussão a que se propõe este trabalho apresenta como objetivo nortear alguns conceitos que permeiam o letramento digital. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, relaciona o desenvolvimento do letramento digital, sua importância, bem como a necessidade de habilidades e de competências que possam assegurar o uso das tecnologias em seus mais diversos aspectos.
Autores: Josiane Brunetti Cani Ferrari

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

jun 03

Brincando e aprendendo com tecnologias digitais na escola: construindo sequência didática com o tablet na educação infantil

BRINCANDO E APRENDENDO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA: CONSTRUINDO SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O TABLET NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este artigo tem como objetivo apresentar experiências de professores com as tecnologias digitais na Educação Infantil numa escola da rede municipal de ensino de Formiga. A metodologia envolveu a construção de sequências didáticas com o uso pedagógico de diferentes mídias digitais com o objetivo de explorar o lúdico e as brincadeiras. Os resultados destacaram a relevância da exploração do lúdico por meio das tecnologias digitais, possibilitando às crianças desenvolvimento cultural, apropriação de novos conhecimentos e maior sociabilidade.
Palavras-chave: Brincadeiras. Tecnologias Digitais. Sequência Didática. Ensino Fundamental.

Autores: Suzana dos Santos Gomes

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

jun 02

Anacronia: Walter Benjamin e a Cultura Livre

RESUMO: Este trabalho propõe uma aproximação entre as considerações feitas por
Walter Benjamin, no célebre A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica (BENJAMIN, 2004), e o conceito contemporâneo de Cultura Livre. Tal aproximação, em princípio anacrônica, encontrará pertinência na medida em que deslocarmos as proposições teóricas do filósofo alemão para objetos de arte de nossos dias, criados e difundidos na chamada Sociedade da Informação.
Palavras-chave: Cultura livre. Sociedade da Informação. Reprodutibilidade técnica.

Autores: Simone Garofalo, Gleidston Alis Mendes de Campos

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

jun 02

UEADSL: evento científico assíncrono e de acesso livre

As instituições de ensino superior costumam organizar eventos científicos, como congressos e simpósios, com o objetivo de divulgar a produção realizada e debatê-la. A maior parte desses eventos ocorre presencialmente, no entanto, após a iniciativa de algumas instituições, é possível participar de eventos realizados integralmente pela internet, como o UEADSL – Universidade, EaD e Software Livre, um congresso nacional online promovido pelo Grupo Texto Livre/UFMG e por colaboradores. O objetivo deste trabalho é descrever a forma de organização do UEADSL e analisar os impactos gerados pelo evento tendo em vista o formato, o cronograma, os custos envolvidos, os organizadores e os participantes.
Autores: Thalita Santos Felício de Almeida

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

jun 01

Avaliação como Tecnologia Educacional

Este artigo pretende descrever e analisar aspectos da proposta de tecnologia educacional denominada Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB). Esta tecnologia foi criada pela política educacional mineira para avaliar estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. Os resultados destacam a relevância do programa, cujos indicativos tem permitido aos professores planejar intervenções pedagógicas que atendam necessidades específicas dos alunos.
Autores: Leise de Paula Reis Lima

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

overlord59-tux-neo-matrixEste artigo recebeu Menção Honrosa pela Comissão Científica do UEADSL2015.1

mai 28

Uma menina afrodescendente conectada

Esta história retrata a experiência de superação e olhar sensível de uma jovem
afrodescendente que vive conectada no mundo virtual. Esta menina é uma princesa que utiliza as tecnologias digitais para promover o bem comum de seu povo e resgatar os valores da sua cultura. Através de seu espírito de liderança a princesa afrodescendente mostra às outras jovens que elas também são princesas talentosas. Na comunidade onde vive ela estimula as jovens a conhecer sua história, sua cultura e a explorá-la no cotidiano por meio das tecnologias digitais.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Tecnologias Digitais. História. Cultura.
Autores: Sâmia Macedo Ferreira

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui